O atacante Paulinho, do Palmeiras, foi punido com um jogo de suspensão pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) em razão da comemoração realizada após marcar um gol na vitória por 3 a 0 sobre o Flamengo, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O jogador havia sido absolvido em primeira instância, mas a Procuradoria do STJD apresentou recurso. O caso foi analisado pelo Pleno do tribunal na manhã desta quarta-feira, que decidiu pela condenação do atleta por unanimidade.

Comemoração foi considerada inadequada pelo tribunal
Paulinho foi enquadrado no artigo 258 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que trata de condutas contrárias à disciplina ou à ética desportiva que não estejam previstas em outros dispositivos.
Após marcar o terceiro gol da vitória palmeirense no Maracanã, o atacante realizou um gesto conhecido por representar a união entre as torcidas de Palmeiras, Vasco da Gama e Atlético-MG, clubes pelos quais já atuou ao longo da carreira.
A defesa do Palmeiras argumentou que o gesto foi direcionado à torcida alviverde em tom de celebração e destacou que outros jogadores já realizaram manifestações semelhantes sem receber punições. Apesar disso, o tribunal entendeu que a atitude não poderia ser normalizada.
Durante o julgamento, a relatora Mariana Barreiras afirmou que, mesmo sem comprovação suficiente de provocação direta ao público, o gesto foi considerado inadequado para o ambiente esportivo.

Paulinho desfalca o Palmeiras após a Copa do Mundo
Com a decisão, Paulinho ficará fora da primeira partida do Palmeiras após a pausa para a Copa do Mundo. O Verdão enfrentará o Coritiba no dia 22 de julho, em confronto válido pelo Campeonato Brasileiro.
A punição não possui mais possibilidade de recurso dentro da Justiça Desportiva nacional. O clube ainda poderia recorrer à Corte Arbitral do Esporte (CAS), mas até o momento não sinalizou que pretende adotar essa medida.
Bastidores do Palmeiras ficam ainda mais tensionados
A decisão provocou forte incômodo nos bastidores do Palmeiras. A relação entre o clube e o STJD, que já vinha sendo desgastada após a punição aplicada ao técnico Abel Ferreira, ganhou um novo capítulo de tensão.
Internamente, dirigentes entendem que existe uma diferença de tratamento envolvendo profissionais ligados ao Verdão. A avaliação é de que algumas decisões recentes do tribunal teriam sido excessivamente rigorosas com membros do clube.
Nos bastidores, o Palmeiras também compara o caso de Paulinho a outros episódios julgados recentemente. Um dos exemplos citados é o do técnico Leonardo Jardim, que questionou a arbitragem em uma partida sem que houvesse recurso da Procuradoria. Outro caso lembrado é o do goleiro Gabriel Brazão, cuja punição acabou convertida em advertência.
Líder do Campeonato Brasileiro e vivo nas disputas da Copa do Brasil e da Conmebol Libertadores, o Palmeiras agora aguarda a retomada da temporada enquanto avalia os próximos passos após mais uma decisão que gerou debate no futebol brasileiro.
Veja também
- Declaração de Felipe Melo sobre Brasil e Uruguai repercute na Copa
- Palmeiras define estratégia para a janela e bastidores vêm à tona
- Gigante espanhol quer levar cria do Palmeiras
- SAUDADES? Hoje tem Palmeiras em campo na Copa do Mundo! Argentina x Argélia; onde assistir
- SAÚDADES DE ALGUEM? Palmeiras terá decisões importantes sobre 12 jogadores emprestados
- Uruguai estreia na Copa e decisão de Bielsa chama atenção no Palmeiras
Veja mais notícias do Palmeiras, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos da Sociedade Esportiva Palmeiras.

