Bruno Tabata foi suspenso por quatro meses pela CONMEBOL na sexta-feira. O jogador do Palmeiras foi punido por supostos atos racistas durante jogo da fase de grupos da Copa Libertadores do Paraguai contra o Cerro Porteño, segundo julgamento do tribunal disciplinar da entidade. O Palmeiras vai recorrer da decisão.
A denúncia é baseada em um momento ocorrido durante um jogo a dois da Libertadores, no dia 24 de maio. Em um vídeo que circulou nas redes sociais, torcedores paraguaios podem ser ouvidos filmando os jogadores do Palmeiras se aquecendo com a palavra “mono”, que significa “macaco” em espanhol.
De forma completamente equivocada, fui denunciado pela equipe do Cerro Porteño pela prática de gestos racistas a torcida do clube paraguaio na nossa partida da Libertadores fora de casa, atos que não cometi de maneira alguma.”
disse o jogador
O que aconteceu na realidade foi que eu ouvi a torcida gritando ‘mono’ e ‘macaco’ para nós, jogadores, que estávamos em campo perto da arquibancada norte. Não falamos espanhol e não entendemos o que estava acontecendo. Tanto é que o Endrick fala comigo e pergunta o que estavam gritando. Quando a gente entendeu, eu devolvi a pergunta e quis entender se era isso mesmo, se estavam chamando a gente de ‘macaco’. Eu estava expondo o racismo que estava acontecendo da parte da sua torcida, porque são eles os responsáveis, não nós.”
Acho importante comentar que o Cerro Porteño afirma que sou branco e por isso seria possível afirmar que fui racista com seus torcedores. Em primeiro lugar essa relação de causa e consequência não existe. Em segundo, me senti desrespeitado por esse argumento já que não me considero branco e sim um homem pardo. Não cabe ao clube identificar minha raça de forma acusatória.”
finalizou
Bruno Tabata será proibido de participar de qualquer competição da CONMEBOL pelos próximos quatro meses por decisão da entidade, formalizada nesta sexta-feira. Desta forma, o jogador está fora da fase eliminatória da Copa Libertadores até que seja decidido qualquer tipo de recurso interposto pelo Palmeiras.
A equipe paulista terminou a primeira fase da competição intercontinental na melhor de 16 equipes e aguarda o sorteio para definir os adversários das oitavas de final e a classificação geral do torneio que será disputado na próxima semana.
Após interesse do Palmeiras, Benfica define valor para vender Lucas Veríssimo

Antes bastante questionado pela torcida, Luan deu a volta por cima e vai se consolidando como um dos principais destaques do Palmeiras. Na última partida do time, diante do Bolívar, pela Copa Libertadores América, ajudou também na construção ofensiva e foi importante para a soma positiva.
Murilo, mesmo recuperado de lesão no ombro, segue no banco de reservas. Naves, destaque das categorias de base, vem sendo a terceira opção da comissão técnica.
Recentemente, para o mesmo setor defensivo, chegou a ser especulado o nome de Lucas Veríssimo, que defende a camisa do Benfica, de Portugal. De acordo com o site Torcedores, para avançar qualquer acerto, a pedida é de 10 milhões de euros, cerca de 53 milhões de reais.
Segundo a CNN de Portugal, o defensor será oficialmente liberado para buscar um novo clube, abrindo espaço para o mercado brasileiro.
Além do Palmeiras, Veríssimo também é especulado nos bastidores de Santos, Corinthians, Flamengo e Cruzeiro.
O Peixe, inclusive, foi onde Veríssimo foi revelado para o mundo do futebol. Em 2020, na sua última participação por aqui, foram 35 confrontos, com dois gols e uma assistência.
Negociação avança e Moreirense-POR encaminha acerto definitivo com jogador do Palmeiras

Sem Zé Rafael, que segue entregue ao departamento médico, o Palmeiras fez uma partida confiável e bateu o Bolívar, da Bolívia, por 4 a 0, pela última rodada da fase de grupos da Copa Libertadores da América. Artur, com dois gols, foi o grande destaque.
Internamente, a montagem do plantel segue dando o que falar e mais saídas podem acontecer nos próximos meses. Além do elenco principal, nomes emprestados também chamam a atenção.
Segundo o site Nosso Palestra, o Moreirense, de Portugal, está exercendo a opção de compra de Alan, que soma boas atuações com a equipe nesta temporada. Até aqui, foram 37 participações, com oito gols e nove assistências.
Com 23 anos, Alan totaliza, nesta temporada, 37 confrontos, com oito tentos e nove passes decisivos. No passado, vestiu a camisa do Sport, com 16 jogos, um gol e uma assistência. Em 2019, sua última temporada com o Palmeiras, foram 51 partidas, com 10 gols e uma assistência, todos os confrontos pelo sub-20.
Na carreira, foi revelado pelo São Bernardo, em 2013, tendo ainda passado por Guarani e Operário Ferroviário. No portal Transfermarkt, ele está avaliado em 450 mil euros, cerca de 2,3 milhões de reais.
Veja também
- "Para mim..."; Cicinho fala o que pensa sobre Abel Ferreira no Palmeiras
- Substituto de Vanderlan? Defensor tem preço definido para assinar com o Palmeiras
- Emprestado pelo Palmeiras, Caio Paulista tem situação exposta no Atlético-MG
- Após Veiga, Palmeiras define valor para vender +1 titular de Abel: "R$ 226 milhões"
- "Deve..."; Marcos Rocha tem destino definido no Palmeiras
- "Todo treinador quer ter"; Sormani exalta atacante do Palmeiras
Veja mais notícias do Palmeiras, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos da Sociedade Esportiva Palmeiras.