Nosso Palmeiras

Lembra dele, palmeirense? O sorveteiro do Palestra em 2015

Robinho comemorando seu golaço de cobertura no São Paulo levando os palmeirenses à loucura
Robinho comemorando seu golaço de cobertura no São Paulo levando os palmeirenses à loucura (Foto: Cesar Greco / Reprodução: Palmeiras)

Apesar de ser nova, a coluna “Lembra dele, palmeirense?” traz à tona alguns dos nomes que marcaram nosso história de alguma forma. Hoje, em especial, falaremos de um meio campista que aterrorizou o São Paulo e o Rogério Ceni por muito tempo. Dono de um dos gols mais bonitos do Allianz Parque, a nome da vez é Robinho, que deixou seu legado com nossa camisa e inspirou até mesmo Dudu, algum tempo depois, a fazer o mesmo feito.

De onde veio o meio-campista que deu alegria ao palmeirense?

Embora seja estranho pensar nisso, o palmeirense não deve imaginar que o Robinho, famoso pelos gols de cobertura, jogou no Santos no começo da carreira. Ele chegou no clube praiano depois de passagem pelo Mogi Mirim. Porém, não foi muito bem e acabou emprestado ao Avaí que, posteriormente, negociou com meia de forma gratuita, ao fim do empréstimo. Apesar disso, o atleta não se destacou tanto, mas chamou a atenção do Coritiba, em 2012. Lá, ele ficou por três anos, vivendo um de seus auges. Assim, Alexandre Mattos, da mesma forma que fez com Rafael Marques, decidiu investir. O Palmeiras desembolsou, na época, 850 mil euros, algo entorno de R$ 2.7 milhões de reais.

Robinho e seus momentos marcantes com o palmeirense

Em janeiro de 2015 deu-se início a parceria que, apesar de parecer longa não foi. Robinho ficou um ano e três meses no verdão. Mas, eles foram suficientes para alegrar os palmeirenses. Isso porque, em março daquele ano, ele mostrou que sorveteiro era um ótimo apelido. Contra o São Paulo, em pleno Allianz Parque, o meia chutou do meio de campo e marcou um gol antológico em Rogério Ceni, em uma goleada de 3 a 0. O feito foi tão grande que ele e o ídolo Alex, trocaram placas placas pelos gols históricos contra o goleiro tricolor. Naquele mesmo ano, no Morumbi, ele fez outra pintura, pelo Brasileirão, com o jogo acabando em 1 a 1.

Gol antológico de Robinho, contra o São Paulo, que levou o palmeirense à loucura (Reprodução: Internet)

Aliás, ele influenciou Dudu a tentar a mesma pintura. E sim, o baixola conseguiu o mesmo feito no Allianz Parque, contra o agora técnico do São Paulo. Contudo, sua passagem no Palmeiras foi muito curta. Após a participação no título da Copa do Brasil e Brasileirão, Robinho se viu em uma situação complicada, para tristeza do palmeirense. Sem espaço após a saída de Cuca, por questões familiares, o meia não outra solução a não ser sair do alviverde.

YouTube video
Gol de cobertura do Dudu contra o São Paulo no Allianz Parque que deixou o palmeirense maluco

E onde foi parar Robinho?

Como falado acima, a saída de Cuca, que era fã do futebol de Robinho, culminou em sua saída do Palmeiras. Deste modo, em 2016, o verdão e o Cruzeiro chegaram a um acordo, em que dávamos o meia e receberíamos o Robinho e o lateral-direito Lucas, em troca dos laterais Fabrício e Fabiano. Ele permaneceu na raposa por três anos até que, após uma rescisão conturbada com os mineiros, chegou ao Grêmio. Entretanto, lá, ele ficou apenas cinco meses e, depois de seis anos, retornou ao Coritiba. Sua volta ao time sulista foi boa até, já que permaneceu por lá por quase dois anos.

No entanto, esse ano, Robinho apareceu novamente nas manchetes, trazendo um ar de nostalgia aos palmeirenses. Ele foi anunciado pelo Avaí e teve um reencontro com Alex, agora treinador do clube, com quem trocou a placa de golaço. Aliás, o ídolo do verdão saiu em defesa de Robinho, dizendo que ele segue sendo opção no time por conta da sua liderança e técnica. Entretanto, aos 36 anos, não consegue exercer tanto, por conta da parte física não ser mais a mesma, marcando apenas dois gols até agora.

A opinião de um artigo assinado não reflete necessariamente a opinião do site, é o ponto de vista exclusivo do autor que elaborou o artigo.

Veja também