Nosso Palmeiras

Palmeiras bate recorde financeiro do Flamengo e Braz está furioso: “Quase R$ 1 bilhão!!!”

A montagem de um elenco é parte vital para construção de um time campeão. Mais que onze bons jogadores, o sucesso recente de equipes como Palmeiras e Flamengo está muito atrelado à qualidade e profundidade de seu plantel. E uma das maneiras de se medir isso é através do valor de mercado total das equipes. E parece que nesse duelo o Verdão já ganhou dos cariocas.

Elenco valioso do Palmeiras

Informações obtidas em Uol.com.br

Mesmo com a saída de Scarpa e a venda de Danilo, o Palmeiras assume a liderança de elenco mais caro. São 154,2 milhões de Euros (cerca de 858 milhões de Reais) distribuídos em diversos craques. Ajudam nesse valor a chegada de Richard Rios e Artur, além da valorização de nomes como Flaco Lopéz, Giovanni e Gabriel Menino. Ainda vale salientar que Endrick entra nessa conta, pois ainda está no Verdão.

Ainda faltam reforços, claro. Mas pelo menos na análise financeira, o Palmeiras tem o melhor elenco do Brasil.

Palmeiras Flamengo

Flamengo pode ter sido ultrapassado, mas não perdeu sua força

O Flamengo, por outro lado, vê suas principais peças envelhecendo (logo perdendo valor) e ainda contou com a saída de João Gomes, um dos mais valiosos do plantel. Ainda assim, são jogadores do time carioca que ocupam os postos de mais valiosos: o top 5 do Brasileirão contém Gabriel Barbosa, Arrascaeta e Pedro. Endrick representa o Verdão. Não a toa o Fla tem seu elenco avaliado em cerca de 2 milhões de Euros a menos que o Palmeiras.

Mas é importante ressaltar que Sampaoli, já em sua chegada, cobrou da diretoria do Flamengo alguns reforços. Como a diferença de valores entre os elencos é bem pequena para a realidade do futebol, não seria surpresa se os “refuerzos” arranjados por Marcos Braz e Landim colocassem o Flamengo novamente na lista de clube mais valioso do país.

Foto: Getty Images

E os rivais?

O Atlético Mineiro perdeu um pouco de sua força, mas ainda ocupa a terceira posição. Corinthians, Athletico-PR e o Red Bull seguem na cola, mas contam com pouco mais da metade do valor de mercado de seus elencos.

Já o Fluminense, “equipe sensação”, conta com um 11 inicial bem caro, até pela presença de nomes como André e Árias, mas peça pela falta de peças no banco.

Qual a escalação mais cara do Brasil? E qual seria a “Seleção Paulista?

Se formos montar um onze inicial com os jogadores mais valiosos, seria essa a escalação:

Vale lembrar que os valores de mercado não são estipulados apenas por qualidade técnica, mas também por histórico, tempo e valor de contrato e valores envolvidos em negociações anteriores.

Agora, levando em conta apenas o Estado de São Paulo, a predominância palestrina é notável:

A ausência de Rony é justificável: Ângelo Gabriel é bem mais novo, tem potencial de saída para Europa e o Santos não deve dificultar a venda. Mas isso não impede de dizer que o Rústico é muito mais jogador atualmente.



Veja também