Nosso Palmeiras

“Temos um grande problema”: setor ofensivo do Palmeiras é preocupação diante do Derby

O Palmeiras vem em sequência positiva durante o início de temporada. A conquista do Paulistão e a vitória na primeira rodada comprovam o bom momento do time de Abel. E se ainda se tem muitos detalhes a serem consertados, pelo menos uma área se acertou: o ataque.

Corinthians Palmeiras

O setor ofensivo vive fase muito afiada, com o Palmeiras aproveitando muito melhor as chances de gol criadas. Dudu e Veiga, que normalmente precisam entrar na área para dar penetração ofensiva, estão mais “livres” para circular e criar à vontade. E isso tem razão: a boa fase dos atacantes de ofício que o Verdão tem à disposição.

A joia do Palmeiras pede passagem

Endrick não cansa de comprovar seu talento e sua estrela: gols importantes, demonstrações de muito refinamento técnico e boas jogadas, seja pelos lados do campo ou de forma mais centralizada. É claro que ainda falta a experiência e que por vezes fica a impressão de que ele não é exatamente um 9 clássico, mas um segundo atacante. Ainda assim, seus gols e sua velocidade vem facilitando muito o Palmeiras.

endrick-do-palmeiras-comemora-apos-marcar-contra-o-agua-santa-na-final-do-paulistao
Endrick do Palmeiras comemora após marcar contra o Água Santa na final do Paulistão

Rústico

Depois de uma quinzena intensa no último mês, onde foi convocado e teve uma lesão no ombro, Rony vai ganhando novamente aptidão de jogo. Apesar de um ponta de origem, não foram poucas as vezes que ele atuou como atacante centralizado, por vezes recuado.

Sua volta significa um nome a mais para servir de referência ofensiva diante do Corinthians.

De “dispensáveis” para fundamentais

Já Navarro e Flaco Lopéz vivem situações parecidas: em 2022, suas atuações foram muito contestadas. O brasileiro se mostrou irregular e extremamente caro pelo futebol apresentado. Já o argentino parecia não se adaptar ao Verdão e ter dificuldades de entrar no ritmo do jogo. Mas parece que a pré-temporada esse ano fez toda diferença.

Palmeiras
A presidente Leila Pereira, apresenta os jogadores Flaco López e Miguel Merentiel. O segundo já saiu. (Foto: Cesar Greco)

Navarro já balançou a rede em 3 oportunidades, mesmo número de Flaco. O argentino aliás já vem conquistando a torcida e vai sendo considerado um bom nome se seguir evoluindo.

Problemas para Abel?

Abel agora tem 3 diferentes nomes para colocar como atacante de referência, cada um com suas qualidades e deficiências.

O técnico Abel Ferreira, o auxiliar técnico Vitor Castanheira, o analista de desempenho Tiago Costa, o preparador físico João Martins e o auxiliar técnico Carlos Martinho (E/D), da SE Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco)

Claro que Abel poderia deslocar Endrick para o lado do campo e tentar Navarro ou Lopez centralizado. Ainda assim, o mais provável é um rodízio entre o trio, a depender do que a partida pede.

No momento, Abel tem uma dor de cabeça. Mas para o bem do Palmeiras, é uma das boas.

Veja também