Desde o fim da Copa de 2022, o Brasil segue sem um treinador para sua Seleção. A CBF elegeu Ramon Menezes, treinador do time sub-20, para comandar os profissionais enquanto não há definição para o substituto de Tite.
Italiano foi o favorito da CBF
Muitos nomes surgiram entre imprensa, torcida e bastidores da CBF, mas logo alguns se destacaram como os mais cotados. Entre eles, o favorito da imprensa e da própria CBF era o italiano Carlo Ancelotti, atualmente no Real Madrid e considerado um dos maiores técnicos da história do esporte. Inicialmente o italiano deu a entender que aceitaria o trabalho para o segundo semestre, mas declarações recentes do treinador são em tom de permanência no Real. A espera pela decisão também desgastou a relação com a CBF, que vê a questão como urgente.
Sem Ancelotti, técnico do Palmeiras se torna o mais visado
E se o italiano não vem, muitos pediram pelo português: Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, já deu mais que provas que está pronto para encarar um desafio do tamanho da Seleção. Multicampeão pelo Palmeiras, o treinador ganhou elogios da torcida e por parte da imprensa por ter justamente o perfil que para muitos falta na Seleção: um técnico rígido, tático, exigente e eficiente, sem precisar encantar para vencer.
Mas para a alegria do torcedor, parece extremamente improvável qualquer movimento de Abel nesse sentido. O mesmo se sente bem e confiante no Palmeiras, tem excelente relação com o elenco e os funcionários e tem o histórico de preferir a permanência em projetos de longo prazo do que “pular” de oferta em oferta.
Por outro lado, a Confederação também não é fã da ideia de contratar o português. A alta cúpula da Seleção sabe que o técnico é um nome excelente e vitorioso, que teria aprovação nacional (até mesmo de torcedores rivais) e que Abel já conhece o futebol brasileiro, ao contrário de nomes como Ancelotti. Mas também é notório o desgaste entre a entidade e o treinador.
Abel diversas vezes é citado pela CBF como um exemplo negativo de comportamento na beira do campo, em situações como reclamação com arbitragem, ou então em declarações durante coletivas. Dificilmente a Federação abriria mão de suas críticas para ter o técnico.
Se não o Abel, quem vai fazer você feliz?
Outros nomes surgem no mercado, mas poucos animam imprensa e torcida. Fernando Diniz vem de trabalho espetacular no Fluminense, mas parece querer dar continuidade à sua campanha. Já outros como Jorge Jesus, Dorival ou Luis Enrique ainda estão no radar, mas não empolgam o país para a próxima Copa.
Veja também
- "Para mim..."; Entre Botafogo e Palmeiras, Benja crava campeão do Brasileirão
- Palmeiras terá reforço 'diferenciado' em decisão do Brasileirão contra o Botafogo
- "Oficial"; Resultado final de eleição para presidente do Palmeiras é divulgado
- Palmeiras disputa com o Cruzeiro de Diniz acerto com reforço de R$ 30,2 milhões
- Partiu, Inglaterra: Arsenal oferece R$ 180 milhões por destaque do Palmeiras
- Jhon Textor vai aos microfones e manda 'recadinho' ao Palmeiras antes de jogão
Veja mais notícias do Palmeiras, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos da Sociedade Esportiva Palmeiras.