Nosso Palmeiras

“Situação muito difícil”: diretoria do Palmeiras tem urgência para resolver no mercado

Leila Pereira
Leila 'sai do muro' e responde se Crefisa irá comprar o Vasco: 'Meu marido…"

Até agora, a temporada de 2023 nos presenteou com apenas dois reforços: Richard Rios e Artur. Antes de tudo, acho válido ressaltar que é inegável que a dupla vem para somar, e muito, ao Palmeiras. Richard tem potencial, é dinâmico e deve surpreender muita gente. Já Artur dispensa cartões de visita, polêmicas sobre seu preço a parte.

Richard Rios é o novo volante do Verdão

Leila precisa agir com urgência

Mas Leila, Paulo Barros e Abel precisam, com urgência, reanalisar tanto o elenco do Palmeiras quanto o mercado. Já faz quase meia década que o palmeirense pode se orgulhar em dizer que tem o elenco mais completo e variado da América.

A presidente Leila Pereira, da SE Palmeiras, apresenta os jogadores Flaco López e Miguel Merentiel (Foto: Cesar Greco / Palmeiras)
A presidente Leila Pereira presenta os jogadores Flaco López e Miguel Merentiel: duas opções de atacante, mas apenas uma permanece no elenco (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

E já não é mais assim. O desempenho do Palmeiras essa temporada não está ruim, longe disso, mas mais do que nunca, nota-se um Abel tirando leite de pedra. E por mais que um gênio na beira do campo possa ganhar jogos (e títulos), nossas chances diminuem quando esse estrategista tem de trabalhar com menos peças.

Ataque do Palmeiras mais preocupante do que parece

O ataque, ainda mais com a chegada de Artur, se encontra quase “completo”. Peças de extrema qualidade não faltam: Rony e Dudu são os dois melhores pontas do Brasil e Endrick é um poço de talento e vai evoluindo tática e tecnicamente a cada jogo. Mas a impressão é de que não há reposição e, pior ainda, um “9”.

Veiga Dudu Palmeiras
Talento ofensivo não falta para o Verdão

Endrick e Rony podem ser o “9”?

Endrick vem desempenhando a função, mas seu rendimento é muito superior quando ele não é a referência centralizada do ataque, e sim uma “sombra”. Rony também sabe atuar como centroavante, mas além de deixar uma lacuna na ponta, pode não ter alguns cacoetes de quem está acostumado a só jogar na grande área, principalmente na função de pivô.

E abrir mão de Dudu ou Rony na ponta, para colocar um dos dois de Falso 9, pode ser um problema tático. Por mais que façam a função com maestria, não há reposição nem perto de equivalente na ponta. Scarpa não era ponta mas sabia jogar como armador aberto, permitindo muito mais liberdade para Rony principalmente. Artur em teoria vem com essa responsabilidade, mas, assim como Giovanni, a outra opção, prefere jogar mais centralizado. Breno Lopes por exemplo não passa confiança para o torcedor do Palmeiras.

Navarro e Flaco: duas apostas de resultados diferentes

Navarro, ainda que consiga marcar seus gols, está longe de convencer e já tem dificuldades de se manter como reserva do Palmeiras, que dirá assumir o ataque. Já Flaco Lopéz finalmente vem se adaptado, evoluindo jogo após jogo e justificando o investimento e a expectativa sobre ele. Mas ainda assim, será que ele já tem a “envergadura” de assumir o posto de atacante?

O jogador Rafael Navarro em jogo contra a equipe do Guarani FC, durante partida válida pela décima rodada, do Campeonato Paulista, Série A1, na arena Allianz Parque. (Foto: Cesar Greco)

Qual a solução?

A diretoria precisa com urgência analisar o mercado e buscar um camisa 9. Talvez não seja um jogador de renome e que venha já para disputar artilharias. Talento ofensivo já tem de sobra, o que precisa é um finalizador para facilitar toda a criatividade e talento dos nomes já citados. Um “outro Flaco Lopéz”, ou seja, um outro atacante mediano para bom e que tenha espaço no elenco, já seria útil. Outra opção seria buscar mais opções para a ponta e, oficialmente, transformar Rony em centroavante. Seja como for, Leila e Paulo Barros tem um problema urgente em mãos.

Palmeiras
Leila e Paulo Barros precisam trabalhar

A opinião de um artigo assinado não reflete necessariamente a opinião do site, é o ponto de vista exclusivo do autor que elaborou o artigo.

Veja também