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Às vésperas de jogo pela Libertadores, crise na diretoria do Palmeiras vem à tona

Leila Pereira. Foto: Cesar Greco/Palmeiras
Leila Pereira. Foto: Cesar Greco/Palmeiras

O Palmeiras está na fase inicial do Brasileirão, da Libertadores e da Copa do Brasil, as três competições mais importantes do calendário. Mas por mais que as coisas em campo tem estado em nível satisfatório, uma crise nos bastidores tem se alastrado.

Leila, Crefisa e Palmeiras: importante (mesmo que por vezes difícil) diferenciar cada um dos 3

Embora o alviverde e a empresa tenham uma parceria vencedora, o torcedor precisa separar o Palmeiras e Crefisa. A razão é simples: Leila Pereira está recebendo muito mais crédito do que é válido ou justo. Acima de tudo, Leila cria crise interna com patrocinadores ao palmeirense, e principalmente ela mesma, assumirem essa postura.

Isso porque, desde 2015, são 11 títulos conquistados com o mesmo patrocinador master estampado na camisa. Porém, Leila não teve intervenção direta na gestão de Paulo Nobre, que foi de 2013 a 2016, sendo uma das principais responsáveis pelo sucesso atual do clube. Tanto é que, para os que têm boa memória, o ex-presidente saiu brigado com a patrocinadora e pelo espaço que ela estava tomando dentro do verdão.

(Paulo Nobre e Maurício Galiotte fazendo a passagem da presidência. Reprodução: Internet)

Dessa forma, Maurício Galiotte assumiu o cargo no fim de 2016. Acontece que ele era vice de Nobre e a aproximação com a atual presidente e com as organizadas do Palmeiras abalou a relação dos dois. Ainda assim, a gestão de Galiotte foi vencedora, desde duas libertadores a um Brasileiro, Paulista e Copa do Brasil.

Porém, em 2017, Leila se tornou conselheira do clube, com mais votos na história. Dessa forma, ganhou mais espaço e voz no clube, além de aumentar o aporte financeiro. Mas, já era discutido na época o perigo de se dar tanto poder a uma única pessoa. Os bastidores eram claros de que ela se lançaria presidente do Palmeiras ao fim do mandato de Galiotte.

E, no fim, foi o que aconteceu. A então conselheira se tornou presidenta do Palmeiras no fim de 2021. Em suma, sua gestão levantou seis taças, sendo quatro no masculino e duas no feminino.

Mudanças no Palmeiras com Leila Pereira como presidente

Leila tem mandato no clube que é válido até 2024, e seus principais destaques foram as mudanças em questões de infraestrutura, base e futebol feminino. Assim, o Verdão venceu a Copa São Paulo de Futebol Júnior na base masculina e a Libertadores e Paulista pelo feminino. Mas se a gestão é boa até agora, qual é o perigo?

Palmeiras
(Maurício Galiotte e Leila Pereira juntos anunciando a renovação do patrocínio. Reprodução: Internet)

Então, você deve estar pensando: por que temer a Leila? Isso é simples de se responder: anseio de poder. Desde que se tornou presidenta, foi construída uma imagem de mecenas para ela. Os torcedores passaram a entender que o Porco não sobrevive sem o patrocínio da Crefisa e endeusar tanto ela quanto José Lamacchia, seu marido e também dono da patrocinadora.

Como ficam os outros patrocinadores?

Todavia, essas questões não ficam tão aparentes. Já parou para pensar quantos patrocínios o Palmeiras fechou e, ainda assim, apenas o nome da Crefisa é estampado na camisa. Aliás, da Crefisa e da FAM, faculdade que Leila também gerencia e tomou um espaço enorme dentro do clube.

Quantos vídeos você já viu nas redes sociais do verdão que terminavam com alguma propaganda para a FAM? Contudo, o clube conta com grandes nomes além do banco e centro universitário, como a Pernambucanas, Canon, Cimed, Brahma, Gatorade, Betfair, Elo e muitos outros.

Leila pode ser Palmeiras, mas o Palmeiras não pode ser Leila

Deste modo, chegamos ao ponto principal: até que ponto a Leila é a cara do Palmeiras e o Palmeiras a cara da Leila? As dívidas com a consignada de crédito só crescem, mesmo que o time feche o ano com superávit financeiro.

Leila Pereira e Ednaldo Rodrigues acompanham final do Mundial de Clubes
Leila Pereira, Ednaldo Rodrigues e Alejandro Domínguez, respectivos presidentes da CBF e CONMEBOL

Em resumo, é preciso tomar muito cuidado para que, futuramente, a imagem do verdão esteja tão ligada a ela que possamos passar por mais bocados, caso a parceria se encerre. Ninguém é maior que a instituição Sociedade Esportiva Palmeiras!

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