Nosso Palmeiras

Abel se assusta com declínio técnico de craque da base em 2023: “Na corda bamba”

abel palmeiras

Abel viu um dos maiores pilares da década do verdão ir embora de maneira precoce. Danilo foi vendido ao Nottingham Forest quando tinha tudo para se tornar um exemplo para os mais novos. Ainda assim, o Palmeiras se reinventou, improvisou e, de certa forma, supriu a falta do meia no clube. Porém, sem muitas conversas avançadas no mercado, tudo indica que a aposta do alviverde no ano será a base. Mas, um dos principais destaques no começo do ano vê um filme passar na cabeça, com medo de perder a grande chance de sua carreira.

Foto: Cesar Greco/Palmeiras

Abel se decepciona com craque da base

Com o surgimento da dupla Giovani e Endrick, o nível de cobrança com os atletas da base que sobem ao profissional aumentou muito. Tanto é que, quando foram testados, contra o Bolívar, a derrota foi jogada nas costas deles. Mas, Abel tratou de reverter a situação pouco tempo depois, virando o jogo contra o Água Santa na final do Paulistão e garantindo mais uma taça para o Palmeiras. Contudo, os profissionais oriundos da base seguiram sendo cobrados.

Abel Ferreira Palmeiras
Abel Ferreira à beira do campo comandando o verdão (Foto: Cesar Greco / Palmeiras)

Até mesmo Endrick, em dado momento, se envolveu em uma polêmica com a jornalista Ana Thaís Mattos, em que ela disse que, para ele, seria melhor voltar ao Sub-20 do time para se desenvolver. Após a conquista do Paulista, o próprio decidiu retrucar, dizendo que, dos três títulos que disputou entre os profissionais, venceu todos e questionou se isso o qualificaria a voltar para as categorias de base. Assim, ficou clara a tensão e cobrança externa sobre os garotos que, mesmo assim, são protegidos por Abel.

endrick-do-palmeiras-comemora-apos-marcar-contra-o-agua-santa-na-final-do-paulistao
Endrick do Palmeiras comemora após marcar contra o Água Santa na final do Paulistão (Reprodução: Palmeiras)

Porém, um deles vem sofrendo, mas de forma individual. Depois da conquista da Copinha 2023, o Palmeiras mostrou alguns craques ao Brasil. Inclusive, de lá, Luis Guilherme passou a integrar o profissional. Em dada época, fez dupla com Endrick. Todavia, o mais afetado foi Kevin, que recebeu o troféu de craque do campeonato. A partir daí, uma enorme expectativa se criou envolta dele. No entanto, Abel segue sem promovê-lo e, com o passar do tempo, vê seus dias contados, já que tem 20 anos e logo mais não poderá integrar a base.

Foto: Cesar Greco/Palmeiras

Abel deve apostar na base?

Com 5 gols em 7 jogos pelo Palmeiras, Kevin, que foi contratado em 2020 por R$747,5 mil, está apostando todas as suas fichas no Mundial Sub-20, em que defenderá a Seleção Brasileira. Lá, ele tentará demonstrar desempenho para que, quando voltar, seja integrado ao elenco principal por Abel. Ele não pretende sair do verdão e, ao que tudo indica, aposta todas as fichas nesse campeonato. Segundo ele mesmo: “preciso mostrar meu valor”. Lá, ele contará com nomes como Vitor Roque, que é destaque e possível contratação do Barcelona.

Foto: Cesar Greco/Palmeiras

Além dele, Jhon Jhon, Luis Guilherme, Giovani, e outros estão pedindo passagem no elenco, mas Abel parece ser bem cabeça dura nesse quesito. Isso porque, segundo fontes, ele insiste em recuperar o futebol de Rafael Navarro e Jailson. Inclusive, no caso do volante, com a recente lesão de Murilo, o português vem o testando como zagueiro. Daí surge o questionamento: se ele mal desempenha em sua função de origem, como jogará improvisado?

Foto: Cesar Greco/Palmeiras

Abel traça plano para o verdão

Em suma, a forma de Abel trabalhar é bem simples: priorizar os mais jovens. Porém, não é algo tão simples. Não basta ser jovem, tem de se ter a cabeça no lugar e, de certa forma, uma bagagem como atleta. Até por isso Gabriel Menino ficou tanto tempo fora do time titular, já que seguia com atitudes que não condiziam com um jogador profissional. O perfil perfeito para o português é o de Richard Ríos: grande potencial e jovem, mas com experiência e rodagem por alguns clubes.

richard ríos
Richard Ríos em confronto contra o Vasco pelo Brasileirão (Foto: Cesar Greco / Palmeiras)

Veja também