Dos clubes que chegaram como favoritos para conquistar o título do Campeonato Brasileiro de 2023, apenas o Palmeiras se encontra na parte de cima da tabela e invicto. Esse é o momento de abrir vantagem aos principais rivais e concorrentes para lá na frente, quando as copas estarem por definir, mesclar a equipe em jogos que podemos buscar apenas empates e continuar a frente.
Rivais em crise: momento para o Palmeiras “criar gordura”
Flamengo, Corinthians e Atlético Mineiro são clubes que muitos colocaram que brigariam pelo título nacional nessa temporada, porém com indecisões e trocas em suas comissões técnicas, eles estão perdendo pontos como mandantes e como visitantes, além de não mostrarem evolução e desempenho dentro de campo. Botafogo, Cruzeiro e Fortaleza estão completando o G4 junto com o Palmeiras, mas são equipes que não estão acostumadas a disputar um campeonato de pontos corridos em alto nível e não tem elencos que empolgam suas torcidas.
Mesmo o rival mais próximo ainda está em desenvolvimento
O clube que parece que pode incomodar mais o time de Abel Ferreira pra temporada até o momento é o Fluminense, não só no Brasileiro, mas nas copas. A equipe carioca está jogando muito bem, porém mostra erros que todo trabalho do Fernando Diniz apresenta na saída de bola e na parte defensiva, que fizeram a equipe perder pontos para Vasco e Fortaleza.
Verdão voltou a encantar
Já o Palmeiras encontrou seu melhor futebol ofensivamente com as voltas de Rony e de Raphael Veiga, seu jogador mais decisivo nas últimas temporadas. Defensivamente melhor com Mayke e Luan ocupando o lugar de Marcos Rocha e Murilo lesionados respectivamente, passando dois jogos sem sofrer gols após 1 mês e meio. O meio campo também está mais seguro com Zé Rafael e Gabriel Menino errando menos passes, fato gerado pela volta do Veiga que puxa mais as jogadas desde a parte defensiva. Esse até então é o melhor Palmeiras da temporada, seguro na defesa e diversos jogadores fazendo gols na frente.
Com o time encaixado e com os rivais tropeçando, é a oportunidade de disparar na classificação do Campeonato Brasileiro, caso consiga, com o elenco que temos podemos jogar com o time misto lá na frente, mantendo uma distância dos postulantes ao título e imaginar jogar a Copa do Brasil e Libertadores mais seguro com todos os titulares e não perder peça por cansaço ou lesão. Esse deve ser o planejamento pensando na disputa das três principais taças da temporada.
Escrito por: Paulo Gomes ( @_opaulogomes )
Palmeirense racional uma vez ou outra.
Colunas sobre o Verdão todas às terças de tarde.
A opinião de um artigo assinado não reflete necessariamente a opinião do site, é o ponto de vista exclusivo do autor que elaborou o artigo.
Veja também
- Partiu, Inglaterra: Arsenal oferece R$ 180 milhões por destaque do Palmeiras
- Jhon Textor vai aos microfones e manda 'recadinho' ao Palmeiras antes de jogão
- Meio-campista do Palmeiras é negociado em troca por Facundo Torres
- Pediu para sair: Zagueiro do Palmeiras será negociado em 2025
- Abel Ferreira vai aos microfones e deixa recadinho para Botafogo sobre título do Brasileirão
- Veiga e +3 são exaltados após vitória do Palmeiras contra o Atlético-GO
Veja mais notícias do Palmeiras, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos da Sociedade Esportiva Palmeiras.