Nosso Palmeiras

Palmeiras se reforçando! Leila aproveita bastidores para “trocar” atacante por lateral

Palmeiras
Foto: Cesar Greco/Palmeiras

Abel vem pedindo reforços no verdão desde a saída de Danilo, Scarpa e Veron. Porém a diretoria o ignorou naquele momento, só trazendo Richard Ríos e Artur depois de quase quatro meses. Ainda assim, o treinador pode contar com uma barca de atletas que voltaram de empréstimo de seus respectivos clubes. Entretanto, um deles não traz boas lembranças ao palmeirense, que preferiria vê-lo bem longe do alviverde.

Abel Palmeiras Leila
Leila Pereira e Abel Ferreira durante treino no CT (Foto: Cesar Greco / Palmeiras)

Abel contará com pacotão de reforços em junho

Ao todo, o elenco atual do Palmeiras conta com 29 atletas. Apesar disso, o numero pode aumentar ainda mais, já que alguns estão voltando de empréstimo. Aliás, temos desde goleiros, zagueiros, meia e até atacantes. Mas, segundo fontes internas, o próprio Abel vetou a maioria dos nomes que retornarão, alegando que eles não teriam espaço. Fato é que, com um plantel com tantos jogadores, fica muito difícil fazer a gestão interna.

Abel Ferreira à beira do campo comandando o verdão (Foto: Cesar Greco / Palmeiras)

Dentre a lista de atletas que podem compor o elenco estão: Mateus (Portimonense) e Zé Henrique (Famalicão); Lucas Freitas (Moreirense); Alan Guimarães (Moreirense); Rafael Elias (Baniyas), Angulo (Orlando City), Gabriel Silva (Santa Clara) e Carlos Eduardo (Estoril). Todos eles têm seus contratos próximo do encerramento ao fim da junho, podendo voltar ao verdão. Entretanto, Abel não deve contar com a maioria deles.

Um dos nomes mais polêmicos nessa lista, que atualmente tem valor de mercado próximo dos R$ 8 milhões, segundo o Transfermarket, é Carlos Eduardo. Com uma passagem apagada no Palmeiras, marcando apenas um gol expressivo, contra o São Paulo, ele foi emprestado ao Athletico e Bragantino, até que, sem espaço no Brasil, foi negociado por empréstimo com o Estoril, de Portugal. Por lá ele não deve ficar e nem ser comprado pelos portugueses.

Carlos eduardo
Carlos Eduardo comemorando gol contra o São Paulo (Reprodução: Palmeiras)

Abel está desperdiçando oportunidades?

A grande maioria dos nomes dessa lista não teriam espaço com Abel para a temporada. Talvez Alan, mas o Moreirense deve exercer a opção de compra ao fim do contrato. Aliás, além dele, seria uma aposta interessante trazer Lucas Freitas. O atleta tem apenas 22 anos e, de certa forma, já tem rodagem na Europa, estando mais preparado para substituir Murilo, que deverá fazer cirurgia por conta da lesão que sofreu no ombro.

lucas freitas palmeiras
Lucas Freitas contra o Cuiabá pelo Brasileirão (Reprodução: Palmeiras)

Talvez Rafael Elias poderia receber chances com o português também, já que o técnico tem histórico de recuperar atletas em baixa na carreira, como foi com Gabriel Menino, Mayke, Wesley e outros que passaram no verdão. Não seria estranho pensar na possibilidade do então conhecido Papagaio voltar, já que, além de Endrick, Abel não conta com muitos atletas eficientes para fazer a centroavancia do Palmeiras.

Endrick em partida do Paulistão pelo Palmeiras (Foto: Cesar Greco / Palmeiras)

Por outro lado, Abel está apostando muito mais nos jogadores provenientes da base do que propriamente em negociações ou quem está voltando ao clube. Isso ficou claro jogo contra o Bolívar, em que ele usou praticamente um 3º time contra os bolivianos, contando com muitos nomes do juniores. Assim, nomes experientes que voltam de empréstimo e gastar valores absurdos não parecem serem os planos de dele para o verdão.

Improvisação assusta mais que os reforços de junho

Você deve estar pensando: poxa, Papagaio, Lucas Freitas ou Alan não teriam ao menos um espaço no elenco? Talvez o primeiro atacante e o zagueiro pudessem ser testados pelo professor, pensando numa longa sequência de jogos. Mas, o português tem um plano que assusta bastante. Durante alguns treinos do Palmeiras no CT do clube foi possível enxergar a improvisação de Jailson, que não vai bem nem em sua posição de origem, jogando como zagueiro. Todo palmeirense que se preze se assusta só de pensar nisso com mais calma.

Palmeiras
Jailson e Atuesta durante treino no CT (Reprodução: Palmeiras)

Veja também