Embora o Palmeiras de Abel Ferreira seja muito lembrado pela Libertadores de 2020, muitos esquecem que, no mesmo ano, conquistamos a Copa do Brasil. Aliás, entramos sem nenhuma perspectiva de vencer, com foco total na competição continental e, por incrível que pareça, vencemos e bem, contra o Grêmio. Porém, como o confronto de hoje é contra o Bragantino, vale lembrar a goleada que aplicamos neles na campanha vencedora daquele ano.
Palmeiras e sua trajetória na Copa do Brasil 2020
Muitos, quando analisam um título, se atém somente a final. Contudo, existe todo um processo até o momento glorioso em que a taça é levantada. Em 2020, nossa caminhada começou contra o Bragantino, time que enfrentaremos hoje. O primeiro confronto foi fora de casa, onde aplicamos uma goleada de 3 a 1, com gols de Raphael Veiga, Wesley (atualmente no Cruzeiro) e Luiz Adriano (atualmente no Internacional).
Assim, foi apenas uma questão de administrar o resultado. Em casa, com o Allianz Parque lotado e torcida a nosso favor, vencemos por 1 a 0, com um gol solitário de Gabriel Veron, que hoje defende o Porto, de Portugal. Com o jogo controlado, ainda tivemos expulsão de Luan Candido pelo lado do Bragantino, fator que facilitou e muito o jogo. Com um placar agregado de 4 a 1, foi apenas questão de manter a “cabeça fria e coração quente”.
Depois daquele passeio, o Palmeiras teve outra goleada contra o Ceará, por 3 a 0 em casa. Já no Castelão, administramos um empate de 2 a 2 que nos garantiu vaga para as semifinais. Porém, em casa pegamos um América Mineiro bem organizado. Resultado? 1 a 1. A decisão ficou para casa do coelhão, onde aplicamos 2 a 0. Logo, chegamos às finais, como favoritos ao título. Primeiro jogo: 1 a 0, gol do xerifão Gustavo Gómez. Já a volta, em plena Allianz Parque, 2 a 0 com gols de Wesley e Gabriel Menino.
O que muda para o confronto de hoje?
Dado o time daquela época, temos algumas mudanças, como Vanderlan na lateral-esquerda (no lugar de Piquerez, suspenso), Richard Ríos (no lugar de Zé Rafael, também suspenso) e talvez um ataque que conte com Endrick e Artur. Aliás, o último é um caso de “o bom filho à casa torna”, já que ele é uma das crias do verdão. No entanto, pensando em fazer caixa, o alviverde o vendeu ao Bragantino em 2020 por 6 milhões de euros.
Lá ele ficou por três temporadas até que, em um movimento estratégico da diretoria alviverde, o contratamos no início de 2023. Os valores pagos pelo Palmeiras, dessa vez, foram 8 milhões de euros. A contratação foi bastante elogiada, mas levantou a polêmica de ser má negociada, já que pagamos mais 2 milhões de euros a mais por um jogador 3 anos mais velho do que foi vendido.
Abel deve ter dor de cabeça no ataque
Uma das dores de cabeça que o Palmeiras terá para o confronto de hoje será na defesa. Sem Marcos Rocha e Murilo, fora por lesão, e Piquerez pelo terceiro cartão amarelo, o verdão deve vir com uma defesa mista. Já o meio de campo pode ser uma dor de cabeça para o torcedor, pensando na possibilidade de Abel escalar Jailson no lugar de Zé Rafael. Entretanto, tudo indica que deve optar por Richard Ríos ou o Fabinho, volante de origem.
No ataque, temos uma das maiores problemáticas, apesar de positiva. São muitas opções para Abel pensar: Flaco López, Breno Lopes, Rafael Navarro, Bruno Tabata, Artur, Rony, Dudu, Endrick, Giovani, Luis Guilherme e assim por diante. Dado que o time do Bragantino é mais baixo, não seria estranho se ele optasse por entrar com Breno Lopes ou Rafael Navarro, pensando em um desvio dentro da área, cabeceio ou pivô para velocidade nas pontas.
Veja também
- Vidente aponta quem ganha entre Atlético-GO x Palmeiras pela 35ª rodada
- Após especulações, Palmeiras dá resposta sobre acerto com parceiro de Vegetti no Vasco
- Palmeiras pode aplicar chapéu no Flamengo de Filipe Luís e assinar com reforço para 2025
- Palmeiras toma decisão sobre acerto com Brenner, da Udinese
- Atacante 'badalado' do Palmeiras pode ser parceiro de Lautaro Martínez na Inter de Milão
- Após exames, Palmeiras dá diagnostico sobre situação de Murilo
Veja mais notícias do Palmeiras, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos da Sociedade Esportiva Palmeiras.