Nosso Palmeiras

“Errou de novo”: Ídolo do Palmeiras é alvo de críticas após empate contra o Bragantino

Weverton manchete

Weverton, mesmo depois de nos salvar, inúmeras vezes, está sendo alvo de críticas de parte da torcida do Palmeiras. Aliás, eles dizem que, o gol contra o Bragantino não é o primeiro que ele toma daquela forma e, inclusive, pontuaram que é uma característica que os adversários vão passar a explorar, principalmente porque não é uma falha somente individual, mas sim coletiva e que ficou escancarada nos dois últimos jogos, ainda que tenham sido uma goleada e um empate, respectivamente.

Weverton manchete
Weverton defendendo chute de atleta do Bragantino com uma ‘manchete’ (Reprodução: Premiere)

Afinal: Weverton falhou no gol?

Ao analisar o gol de Juninho Capixaba pelo Bragantino, é preciso ser justo em alguns pontos. Primeiro, o volante, que era responsável por matar a jogada errou o bote. Segundo, os zagueiros marcaram os dois atletas adversários que correram para as pontas e abriram uma brecha no meio da defesa, deixando o lateral livre para bater.

Contudo, é nítido que Weverton estava um pouco adiantado na hora do chute, o que dificultou muito a defesa, já que era uma bola rápida e no ângulo. Tentar antecipar a jogada nem sempre é a melhor escolha. Apesar de termos vencido o Grêmio por 4 a 1 na rodada anterior, o mesmo erro ocorreu. Os dois marcadores responsáveis pela área foram deslocados para os lados, e o meia do time gaúcho ficou livre para chutar, com nosso paredão novamente adiantado.

Mas o Weverton merece todas essas críticas?

Sendo bem sincero? Não. Desde a saída do Danilo para o Nottingham Forest o Palmeiras ficou com um buraco difícil de tampar. O volante sabia fazer o intermédio entre defesa e ataque, compondo muito bem em ambos os setores quando necessário. Todavia, não é só a saída dele que pesa no sistema defensivo do Palmeiras. Isso porque, tirando sua saída, o time base é praticamente o mesmo.

weverton crítica
Torcedor criticando o fato de Weverton ter tomado o gol contra o Bragantino (Reprodução: Twitter)

Assim, diversos fatores têm de ser analisados. Weverton tem sua parcela de culpa? Sim. Mas o time, como um todo, perdeu algo que o Abel Ferreira tinha instituído em 2021/2022. Quando voltava para marcar ou precisava se defender de contra-ataques, o verdão marcava com cinco homens, garantindo que o meio da área defensiva ou as pontas não ficassem expostas. Hoje, vemos o time muito engessado atrás, com variedade somente na frente.

Vale ressaltar também que, ao menos nesse confronto contra o Bragantino, a arbitragem foi péssima. Marcações de impedimento em lances que, fossem outros times, a bola rolaria e só seria paralisado depois, para análise do VAR. Além, é claro, do erro grotesco no pênalti sofrido por Endrick. Na imagem fica nítido que o goleiro adversário praticamente abraça o camisa 9, o puxando para o chão. O árbitro sequer consultou o ponto para confirmar.

Mas existe um culpado para a defesa estar sendo tão vazada?

Um só? Não. Por exemplo, começamos o ano com Murilo disponível e, ainda assim, levamos alguns gols. É claro que o Luan, comparado tecnicamente com o titular, é um nível abaixo. Mas o Palmeiras, de forma geral, não tem mais tantas peças de reposição à altura. Fabinho entrou hoje e também contribuiu na queda de rendimento do time.

Murilo e Luan atuando juntos em jogo do Palmeiras (Foto: Cesar Greco / Palmeiras)

No entanto, o desgaste físico também é nítido, dado que estamos disputando três competições ao mesmo tempo e, ao contrário dos anos anteriores, a maioria dos nossos reservas são atletas de base, sem tanta experiência. Com exceção de Marcelo Lomba, que poderia entrar no lugar de Weverton, a grande maioria é recém promovida do juniores.

Marcelo Lomba durante treino do Palmeiras no CT do clube (Foto: Cesar Greco / Palmeiras)

Veja também