Alexandre Mattos acabou de lançar seu segundo livro, intitulado: Muito Mais Que Um Jogo. Nessa nova obra ele aborda outros conceitos do futebol, bastidores e uma visão geral do esporte, com enfoque em suas vivências. Porém, não é o primeiro livro do CEO do Athletico, que tem o Tudo Começa Com Um Sonho como primeira obra. Nele, ele foi bem crítico quanto a um técnico gringo em alta com quem trabalhou recentemente.
Como tem sido a carreira de Alexandre Mattos?
Mattos é um dos nomes mais renomados do futebol brasileiro. Ele começou sua carreira no América-MG, onde ficou entre a temporada 2004/2005 até a 2012/2013. Depois de lá, ele chegou ao Cruzeiro que foi super vencedor, com direito até a tríplice coroa. Assim, Paulo Nobre o vendeu um projeto em que ele teria carta branca para atuar como preferisse, desde que atendesse as necessidades do clube. Quem não aceitaria?
Logo, uma das parcerias mais vitoriosas e controversas, ao mesmo tempo, se iniciava. Foram 5 anos no verdão, com uma Copa do Brasil e dois Brasileirões. Contudo, em 2020, iniciou uma nova caminhada, sendo anunciado como CEO do Atlético Mineiro. Por lá ele permaneceu por pouco mais de um ano até que fechou com um xará dos mineiros, o Athletico, onde está até hoje e deve ficar por bastante tempo.
Ao longo de sua carreira ele carrega trabalhos com inúmeros técnicos badalados, como Marcelo Oliveira, Cuca, Felipão, Jorge Sampaoli, Roger Machado e outros. Para Cuca, inclusive, ele teceu elogios: “ É o maior estrategista que eu trabalhei no futebol. O Cuca sabe como ele ganha o jogo“. Por outro lado, tanto a mídia quanto alguns torcedores sempre o criticaram por fazer muitas contratações e, deste modo, dar prejuízo financeiro aos clubes. Inclusive, ele foi muito criticado no Palmeiras por isso.
Qual a explicação que Mattos deu para chamar Sampaoli de ansioso?
O CEO do Atlhetico conta bastante sobre suas experiências no futebol, os anos em Minas e no Palmeiras, clube em que ele dá mais destaque na obra, levando em conta o tempo que ficou por aqui, e em certo momento, ele chegou a comentar sobre um certo técnico com temperamento muito intenso, segundo ele mesmo.
Porém, ainda que todo palmeirense reconheça que o Felipão tem um pavio bastante curto, dada a famosa frase: “tem que ter raiva dessa p… de Corinthians“, não é dele que Mattos fala quando cita o treinador ansioso, mas sim Jorge Sampaoli, hoje no Flamengo. De acordo com o CEO, o argentino é “muito intenso e ansioso. A ansiedade dele é fora do comum. Aquele negócio de dar tempo ao tempo, esperar, conhecer melhor. Com ele isso não existe isso“.
Contudo, ele também teceu elogios ao técnico conhecido por sempre pedir reforços: “é um cara muito bom, um fenômeno dentro de campo. (…) Um cara diferente“. Apesar disso, ele disse já ter aconselhado Sampaoli a modular um pouco seu comportamento extracampo. O técnico é conhecido por polêmicas, como uma recente, em que está processando Neto, da Band, porque o apresentador disse que, quando o argentino treinava o Santos, não deixava Arzur, treinador de goleiros, entrar no vestiário por, segundo o comentarista, ele ser negro.
Veja também
- "Maior da história"; Nicola expõe possível chegada de reforços dos 'sonhos' ao Palmeiras
- "Pediu para ser negociado"; Multicampeão quer deixar o Palmeiras de Abel
- Palmeiras toma decisão sobre possível acerto com Léo Pelé, do Vasco
- Ex-Barcelona é oferecido ao Palmeiras e contratação é aprovada por Abel Ferreira
- Destaque da Série B deve assinar com o Palmeiras: "Conversas avançadas"
- Rival do Palmeiras surpreende e busca contratação de Miguel Borja
Veja mais notícias do Palmeiras, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos da Sociedade Esportiva Palmeiras.