Nosso Palmeiras

“Vai pegar a 9”: craque assina com o Palmeiras em ‘jogada de mestre’ de Leila

Leila Palmeiras
Foto: Ettore Chiereguini/AGIF

Leila Pereira assumiu o risco e compromisso ao vender Endrick ao Real Madrid, mesmo o garoto nem tendo completado 18 anos. Muitos vão concordar com ela, que é preciso fazer caixa para investir no time. Porém, há quem discorde, acreditando que ele poderia crescer bem mais por aqui antes de ser vendido. Fato é que, dada essa negociação, a presidente ficou muito mais atenta às movimentações do mercado e, de forma inteligente, blindou uma das nossas joias mais promissoras.

endrick-do-palmeiras-comemora-apos-marcar-contra-o-agua-santa-na-final-do-paulistao
Endrick do Palmeiras comemora após marcar contra o Água Santa na final do Paulistão

Palmeiras não tem histórico extenso de revelações

Por mais que seja estranho dizer isso, já que nos acostumamos com o Palmeiras de 2020 e o atual, que teve uma série de revelações vindas da base, o verdão não tem um histórico muito positivo com suas crias. Até a data dita acima, a memória mais recente para o palmeirense de uma revelação era Gabriel Jesus, que surgiu em 2015. Antes dele, não se ouvia falar de nomes com grande potencial no alviverde havia anos.

Arsenal’s Gabriel Jesus (left) celebrates with Gabriel Martinelli after scoring their side’s fifth goal during the Emirates Cup final at the Emirates Stadium, London. Picture date: Saturday July 30, 2022.

Contudo, a história mudou e, hoje, temos um plantel vencedor e muito investimento nas categorias de base, que passam pelas mãos de João Paulo Sampaio, coordenador do setor. Ainda assim, algumas negociações de jogadores oriundos dos juniores irritaram a torcida, como foi com Gabriel Veron. Por outro lado, outras, dividiram opiniões, como as de Wesley e Patrick de Paula, que era tido como um dos nomes mais promissores do futebol brasileiro.

O coordenador das categorias de base Joao-Paulo-Sampaio e a presidente Leila Pereira da SE Palmeiras na Academia de Futebol
O coordenador das categorias de base Joao-Paulo-Sampaio e a presidente Leila Pereira da SE Palmeiras na Academia de Futebol

Todavia, o que mais irrita parte da torcida não é a venda em si, mas sim o fato de não dar continuidade a jogadores que poderiam se tornar ídolos máximos no Palmeiras, dado o tempo que ficassem no clube. Uma das negociações realizadas por Leila que mais irritou os palmeirenses foi a de Danilo, para o Nottingham Forest. O garoto é um dos volantes mais promissores do mundo, bicampeão de Libertadores por aqui e tinha tudo para ser um dos maiores da posição no clube.

Leila Palmeiras
Leila Pereira com a camisa do Palmeiras (Foto: Ettore Chiereguini/AGIF)

Leila decidiu mudar postura no mercado

Embora Leila seja, presidente do Palmeiras, ela também é gestora. Sua experiência sob o comando da Crefisa e FAM a faz ter uma visão muito mais mercadológica do que técnica. Apesar disso, ela parece estar mudando sua forma de agir. As movimentações mais recentes que, de certa forma, agradaram muito a torcida e tendem a dar bons frutos no futuro foram nas categorias de base, ao assinar com alguns atletas.

Palmeiras
Leila Pereira e Abel Ferreira se cumprimentando durante treino no CT (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Primeiro, a empresária decidiu se antecipar a uma movimentação do Barcelona e assinou o primeiro contrato profissional de Estevão, uma das principais promessas do verdão. Além dele, ela decidiu dar um passo a mais para investir no nosso futuro. Em suma, pensando na saída de Endrick para o Real Madrid quando ele completar 18 anos, ela também negociou o primeiro vínculo do camisa 9 do Sub-17 do Palmeiras: Luighi Hanri.

luighi hanri palmeiras abel
Luighi Hanri agradecendo o Palmeiras ao assinar seu primeiro contrato profissional (Reprodução: Instagram)

O garoto conta, só em 2022, com uma Copa do Brasil, Paulistão e Brasileirão da categoria Sub-17. Dono da camisa 9, ele tem 1,82, é rápido, forte e goleador. Exatamente com as mesmas características de Endrick. Inclusive, em partida recente pela modalidade que disputa, ele aplicou um Hat-trick, ou seja, três gols contra o Sampaio Correa na Copa do Brasil. Aliás, ele não tem tanto drible quanto nosso atual centroavante, mas é mais decisivo e sabe ser oportunista dentro da área.

Leila fez certo em blindar joias da base?

Essa pergunta parece muito idiota quando lida, mas muitos ainda se questionam sobre. O que é melhor: um plantel com jogadores com idade média avançada ou jovens com muito potencial? Sabendo que o Abel gosta de mesclar a juventude com a experiência, fica claro que a presidente tomou a melhor decisão para o Palmeiras. Hoje, não só joga só com técnica, é preciso todo um trabalho de base que, aqui, está sendo muito bem feito.

Veja também