Nosso Palmeiras

Palmeiras x Seleção? Confira mais sobre essa história épica

A cultura de futebol no Qatar é algo bem recente, com a Copa, a compra do PSG e a ida de craques (como Dudu) para a liga local sendo novidades ainda. E muito antes disso, o Verdão fez parte dessa história: a seleção Qatari foi a última seleção que o Palmeiras enfrentou, em uma das épocas mais vitoriosas de nosso time. E o resultado, claro, foi Porco.

O ano era 1998. A conquista da Copa do Brasil era recente e a campanha da conquista da Mercosul ainda se iniciava. Em uma semana agitada, o Palmeiras de Felipão começou perdendo para o Santos na Vila Belmiro, antes de se preparar para viajar para Montevideo enfrentar o Nacional. Bem no meio, porém, houve uma visita ao Parque Antártica: a seleção Qatari fazia uma excursão pela América Latina e enfrentou alguns times para aprendizado e evolução do futebol local.

Qatar Palmeiras

Palmeiras 2×0 Qatar

Mesmo com a agenda cheia, Felipão tratou o amistoso (de portas fechadas) com seriedade, escalando um time misto e já testando possibilidades para a partida contra o Nacional. Todos os titulares chegaram a entrar em campo, mas em forma de rodízio com os reservas. O Verdão, claro, dominou a partida e venceu por 2×0 (Oséas e Roque Jr.). Os relatos, porém, é que o time tirou o pé e diminuiu o ritmo em muitos momentos, temendo cansaço acumulado ou lesões. O placar poderia ser ainda mais elástico contra a seleção árabe que era treinada pelo brasileiro Luiz Gonzaga Mioli.

Os Qatari fizeram 8 jogos no Brasil durante a excursão, 4 em São Paulo e 4 no Rio. Além do Porco, perdeu para o São Paulo, Corinthians, Juventus da Mooca e Madureira. Empatou com o Olaria e conseguiu vitórias contra a dupla Fla-Flu.

Oséas declarou recentemente que nem sequer lembrava que anotou um gol na partida, que serviu mais como um jogo-treino preparatório para o que vinha no fim de semana seguinte. Mas para os qatari sem dúvidas foi uma grande experiência enfrentar os campeões da Copa do Brasil e da Mercosul daquele ano.

Veja também