Nosso Palmeiras

Palmeiras: Abel fez uma mudança e Felipe Anderson nunca mais foi o mesmo; entenda

Felipe Anderson vive seu melhor momento desde que chegou ao Palmeiras. O camisa 7, que vinha sofrendo com problemas físicos e períodos de menor utilização, engatou sua sequência mais longa como titular em 2025: cinco jogos consecutivos no time principal.

Nesse período, o meia-atacante marcou um gol, na vitória sobre o Botafogo, e deu a assistência que abriu o caminho para a goleada por 4 a 1 contra o Internacional, no último sábado. O bom desempenho coincide com a reformulação tática de Abel Ferreira, que vem apostando na dupla ofensiva formada por Flaco López e Vitor Roque, mas também encontrou em Felipe Anderson um ponto de desequilíbrio.

Foto: César Greco / Palmeiras
Foto: César Greco / Palmeiras

Nova função e evolução física no Palmeiras

Abel voltou a utilizar o jogador pelo lado esquerdo, função em que ele atuou logo na chegada ao clube, em 2024. No entanto, o atual esquema dá a Felipe responsabilidades diferentes: com os laterais dando amplitude, os pontas passam a jogar mais por dentro, aproximando-se do gol.

A comissão técnica entende que o crescimento de rendimento também está relacionado à evolução física. O atleta chegou ao Verdão após uma longa temporada na Europa, sem férias, e acumulando 151 partidas seguidas pela Lazio. Desde então, conviveu com dores e edemas que atrapalharam sua sequência, como na fase de grupos do Paulistão e antes da disputa do Mundial de Clubes.

O Felipe Anderson é um excelente profissional, tem tido alguns problemas na gestão da parte física desde que chegou. Não teve descanso, dias de folga, teve que lutar com as dores e estamos conseguindo evoluí-lo aos poucos. É normal quando o jogador não tem dores e entra em campo consiga (jogar melhor) – destacou o auxiliar João Martins.

De coadjuvante a protagonista

Agora mais confiante e adaptado ao esquema, Felipe Anderson busca consolidar sua posição como peça-chave de Abel Ferreira. A comissão técnica acredita que, com sequência, o camisa 7 pode ser um dos diferenciais do Palmeiras na luta pelos títulos da temporada.

Felipe Anderson. Foto: Cesar Greco/Palmeiras
Foto: Cesar Greco/Palmeiras

Veja também