Nosso Palmeiras

Palmeiras tem retrospecto invejável contra o River

Palmeiras busca confirmar vantagem contra o River Plate e conta com retrospecto favorável em mata-matas sob o comando do português

O Palmeiras entra em campo nesta quarta-feira (24), às 21h30 (de Brasília), no Allianz Parque, para enfrentar o River Plate em busca de mais uma classificação histórica na Conmebol Libertadores. A vitória por 2 a 1 no jogo de ida, em Buenos Aires, dá ao time de Abel Ferreira a vantagem do empate, enquanto uma derrota por um gol de diferença leva a decisão para os pênaltis.

O retrospecto sob o comando do português é um trunfo para o Verdão. Desde a chegada de Abel, apenas em duas ocasiões o clube foi eliminado em confrontos eliminatórios após vencer a primeira partida. As duas quedas aconteceram em 2021, ano de maior instabilidade do treinador no comando alviverde.

A primeira ocorreu na Recopa Sul-Americana, diante do Defensa y Justicia. Depois de vencer por 2 a 1 na Argentina, o Palmeiras perdeu pelo mesmo placar no Allianz Parque e acabou derrotado nas penalidades. Poucos meses depois, a história se repetiu na Copa do Brasil, contra o CRB. O Verdão venceu por 1 a 0 fora de casa, mas caiu nos pênaltis após derrota pelo mesmo placar em São Paulo.

De lá para cá, as eliminações do Palmeiras em mata-matas só aconteceram quando a equipe não venceu o jogo de ida. O caso mais recente foi diante do Corinthians, pela Copa do Brasil de 2025, quando perdeu por 1 a 0 no primeiro duelo e por 2 a 0 na volta.

Ao todo, Abel Ferreira já comandou o Verdão em 63 confrontos de mata-mata, com 41 classificações ou títulos e apenas 17 eliminações ou vice-campeonatos, além de quatro empates em disputas que não tiveram vencedor agregado.

Este será o terceiro encontro entre Palmeiras e River em fases decisivas da Libertadores. Nos dois anteriores, em 1999 e 2020, o time brasileiro levou a melhor e avançou. Agora, com a vantagem e o histórico a favor, a equipe sonha em escrever mais um capítulo positivo contra o rival argentino.

Veja também