Nosso Palmeiras

“Estrelas inegociáveis”: Palmeiras revela 5 jogadores que ‘não vende’ e palmeirenses aprovam nomes

Palmeiras
Veiga e Rony: dupla no Verdão e na Seleção Foto: Cesar Greco

É comum no futebol brasileiro times vencedores se desmancharem com o passar do tempo. No Palmeiras, a presidente Leila Pereira prometeu que nenhuma oferta tira do clube os jogadores que formam a espinha dorsal de Abel Ferreira.

– Eu preciso repor, e como repor? Novos investimentos com patrocinador, com premiação por conquistas de títulos e venda de atletas. Trabalhamos nestas frentes, levando em conta que não negocio nossa espinha dorsal. Para vender, preciso falar com o técnico. Jamais vou prejudicar o esquema que o Abel tem em mente para cobrir problemas de caixa. Tenho de conversar com ele antes de negociar qualquer jogador, precisa estar alinhado. Nossa prioridade é a conquista de títulos – explicou Leila Pereira, em entrevista exclusiva ao ge.

Mas quem são os jogadores inegociáveis e como o Palmeiras trabalha para mantê-los diante de ofertas e consultas dos mais variados mercados do futebol ao redor do mundo? Gustavo Gómez, Piquerez, Danilo, Rony e Raphael Veiga. Entenda a importância de cada um:

Gustavo Gómez

Capitão e um dos principais jogadores do Palmeiras nos últimos anos, o zagueiro paraguaio é constantemente apontado como um possível reforço de clubes europeus. Aos 29 anos, Gómez teve breve passagem pelo Milan antes de ser contratado pelo Verdão, em 2018. Com 202 jogos pelo Palmeiras, é titular absoluto e também uma das lideranças do elenco. O paraguaio é o jogador estrangeiro com mais títulos pelo Verdão. Gómez renovou o contrato com o Verdão recentemente até o fim de 2024.

Piquerez

Aos 23 anos, o lateral-esquerdo se consolidou na posição e como um dos jogadores mais importantes na formatação do time ideal de Abel Ferreira. A juventude é um fator importante que o torna peça fundamental na estrutura do futebol palmeirense. Piquerez foi contratado em 2021 para substituir Matías Viña, negociado na época com o futebol italiano. Após um período de adaptação, o uruguaio rapidamente se transformou em um dos titulares absolutos, despertando interesse de clubes do exterior. Ao todo, são 54 jogos – sendo 37 deles na atual temporada -, um gol e três assistências pelo Verdão. O contrato de Piquerez é válido até o fim de 2025.

Danilo

O volante é um dos jogadores mais assediados pelo mercado do atual elenco. Aos 21 anos, Danilo também acumula convocação para a seleção brasileira e várias sondagens do futebol europeu, chegando a ter o nome ligado ao Barcelona frequentemente. Cria da base, Danilo compõe o elenco profissional desde 2020, tendo ganhado espaço com a saída de Felipe Melo. Ao todo, são 125 jogos, 12 gols e sete assistências. É o jogador formado no Palmeiras com mais minutos em campo na atual temporada. Danilo tem contrato até o fim de 2025, com multa de 100 milhões de euros (R$ 612 milhões) para clubes do exterior. O Verdão é dono de 80% dos direitos econômicos.

Rony

No Palmeiras desde 2020, Rony ganhou ainda mais importância no elenco na atual temporada. Atuando improvisado como centroavante, se tornou uma peça-chave no esquema de Abel Ferreira. Nem mesmo as contratações de López e Miguel Merentiel tiraram o espaço ou abriram a possibilidade de Rony ser negociado.

Ao todo, Rony tem 144 jogos com a camisa do Verdão, 41 gols e 15 assistências. O ano de 2022 é o melhor em números do atacante pelo clube: 36 jogos como titular e 18 gols marcados, sendo o principal goleador do Verdão na Libertadores. Rony teve o contrato renovado e a multa ampliada em 2021, ganhando um ano a mais de vínculo, agora até o fim de 2025.

Raphael Veiga

Aos 27 anos, Raphael Veiga já discute a ampliação do contrato com o Palmeiras, atualmente válido até o fim de 2024. A situação do meia é considerada confortável internamente, já que o jogador é palmeirense e identificado com o clube. Tido com um dos “selecionáveis” do elenco, Veiga tem 207 jogos, 63 gols e 20 assistências. Nem a queda de rendimento no segundo semestre mudou os planos da direção, que é de manter o jogador por muito tempo.

A saída de Gustavo Scarpa para o futebol da Inglaterra no fim do ano – por vontade do jogador ao término do contrato – aumentou ainda mais o desejo pela permanência de Veiga. O jogador também sinalizou positivamente com a extensão do contrato.

Veja também