Palmeiras liga alerta para lesões no início do ano e traça plano para atingir auge físico do elenco
O Palmeiras iniciou a temporada 2026 com atenção redobrada ao aspecto físico do elenco. Após uma pré-temporada extremamente curta, de apenas quatro dias, o clube estima que precisará de cerca de um mês para atingir o auge físico ideal e minimizar os riscos de lesões ao longo das competições.
A vitória por 1 a 0 sobre a Portuguesa, na estreia do Campeonato Paulista, evidenciou não apenas a profundidade do elenco alviverde, mas também a preocupação da comissão técnica liderada por Abel Ferreira com o desgaste dos atletas neste início de ano. O treinador deixou claro que o período é delicado e que qualquer perda por lesão pode comprometer o planejamento.
Fonte: Portal GE

Alguns problemas físicos já começaram a surgir. Vitor Roque sofreu um entorse no tornozelo durante um jogo-treino contra o Desportivo Brasil. Apesar de o quadro ser considerado leve, o departamento médico optou por um tratamento mais cauteloso, justamente pensando no recondicionamento físico do atacante neste início de temporada.
Além dele, Facundo Torres teve uma lesão muscular nos treinos que antecederam a estreia no Paulistão, enquanto Jefté foi diagnosticado com um edema muscular e precisou ser substituído no intervalo da partida contra a Portuguesa.
O Palmeiras também iniciou o ano com desfalques importantes. Lucas Evangelista, Figueiredo, Paulinho e Felipe Anderson ficaram fora das primeiras atividades. Os dois primeiros, porém, já estão em processo de transição entre a preparação física e os trabalhos técnicos.
Abel Ferreira detalhou o cenário após a estreia e reforçou a cautela adotada pelo clube neste momento.
— Jefté teve um problema, Vitor Roque teve entorse no tornozelo no treino, Felipe Anderson está fora. Paulinho está fora, o López ficou muito gripado antes da estreia, Facundo teve um problema físico no treino — resumiu o treinador.
O técnico explicou ainda que, logo após seu retorno ao clube, realizou reuniões com o Núcleo de Saúde e Performance para avaliar individualmente a condição dos atletas.
— Fizemos como uma bateria de celular, para ver quanto estava cada um. Depois de um período de descanso, os jogadores não estão preparados — explicou.
Para evitar agravamento de lesões e garantir evolução gradual do elenco, a estratégia do Palmeiras passa pela rotação de jogadores nas rodadas iniciais do Campeonato Paulista. Nomes como Gustavo Gómez, Piquerez, Emiliano Martínez, Raphael Veiga, Flaco López e o próprio Vitor Roque sequer foram relacionados na estreia, enquanto Andreas Pereira iniciou no banco de reservas.
A expectativa da comissão técnica é clara: após cerca de quatro semanas de trabalho contínuo, o elenco estará plenamente preparado física, tática e mentalmente.
— Minha experiência diz que depois de quatro semanas quem não perder este período estará pronto. Não está em causa a qualidade técnica, mas futebol se vive de tática, físico e mental. Quem passar por este período sem problemas terá a bateria cheia — concluiu Abel.
Veja também
- Um mês decisivo: o fator que preocupa o Palmeiras no início de 2026
- Palmeiras ganha importante concorrente por Almada
- Palmeiras estuda modo criativo para trazer Almada; veja
- Palmeiras: Internacional retoma conversas para tirar atacante de Abel
- Copinha 2026: Palmeiras vence o Remo e mantém estatística importante
- Portal gringo coloca atacante colombiano no Palmeiras; entenda
Veja mais notícias do Palmeiras, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos da Sociedade Esportiva Palmeiras.

