Poucas contratações, muitas conversas: o que o Palmeiras realmente busca no mercado
Às vésperas da estreia no Campeonato Brasileiro de 2026, o Palmeiras segue ativo no mercado, mesmo tendo anunciado apenas uma contratação até o momento. Com Marlon Freitas como única novidade no elenco, a diretoria trabalha para acertar com as chamadas “primeiras opções” mapeadas pela comissão técnica e pela gestão, o que explica o ritmo mais cauteloso nas negociações.
Diferente do início de 2025, quando o clube chegou a janeiro já com nomes como Paulinho e Facundo Torres contratados, o Verdão adotou um perfil mais seletivo nesta janela. Segundo Abel Ferreira, os alvos estão bem definidos, mas as tratativas não são simples.
— Tenho que ter uma equipe competitiva, que lute por títulos. O Barros e a Leila estão muito esforçados para tentar trazer as nossas primeiras opções. Sei disso porque os alvos estão muito bem identificados. Vamos ver se o clube consegue trazer ou não, já é uma parte que me ultrapassa — afirmou o treinador após a vitória por 3 a 1 sobre o São Paulo.
Fonte: GE

Abel também destacou o atual cenário do elenco, que passou por mudanças recentes.
— Facundo saiu, não sei se vai sair mais alguém ou não. Saíram quatro, entrou um. E o clube, da minha parte, tem alvos muito bem identificados — completou.
Antes da negociação de Facundo Torres com o Austin FC, dos Estados Unidos, o Palmeiras já havia vendido Aníbal Moreno ao River Plate, emprestado o zagueiro Micael ao Inter Miami e liberado Weverton, que assinou com o Grêmio. Além disso, Raphael Veiga segue com futuro indefinido, diante do interesse do América do México, embora ainda não exista proposta oficial.
O diretor de futebol Anderson Barros confirmou que as saídas fazem parte de um planejamento estratégico para abrir espaço no elenco.
— Estamos abrindo espaço para trazer outros atletas, mas definimos perfis muito específicos e temos que ter atenção. Não são movimentos simples, fáceis de fazer — explicou em entrevista à TNT antes do clássico.
No setor ofensivo, o Palmeiras abriu conversas com Thiago Almada e Jhon Arias, mas as negociações são consideradas difíceis. Almada, inclusive, afirmou nesta semana, em entrevista ao programa AFA Estudio, que seguirá no Atlético de Madrid, da Espanha, esfriando as tratativas.
Já no sistema defensivo, o clube sondou Igor Júlio, do West Ham, nome que aparece no radar alviverde em janelas recentes, e também procurou o staff de Nino, atualmente no Zenit. No entanto, o clube russo não demonstra interesse em negociar o zagueiro neste momento.
Para o meio-campo, o Palmeiras chegou a consultar a situação de Danilo, cria da Academia, quando o volante enfrentava problemas trabalhistas em seu antigo clube. Porém, o Botafogo agiu rapidamente, quitou parte das pendências e assegurou a permanência do jogador.
Os nomes avaliados seguem um perfil traçado pela diretoria: atletas experientes, vencedores e capazes de elevar o nível competitivo do elenco, como foi o caso de Marlon Freitas.
— São atletas que possam agregar significativamente à equipe. Temos posições claras, específicas e definidas.
Veja também
- Palmeiras mira reforços de peso, mas estratégia nos bastidores explica silêncio no mercado
- Palmeiras faz caixa e deixa no ar um próximo passo ambicioso
- Palmeiras: O que Marlon Freitas fez contra o São Paulo que deixou a torcida em êxtase
- O Palmeiras voltou a vencer o São Paulo, mas o que foi dito depois do jogo chamou atenção
- América se organiza e ídolo do Palmeiras entra em semana-chave; veja
- Um gesto da torcida do Palmeiras e muitas perguntas: o que vem pela frente para Veiga?
Veja mais notícias do Palmeiras, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos da Sociedade Esportiva Palmeiras.

