Nosso Palmeiras

Barros recebe ‘ok’ de Abel Ferreira e Palmeiras define saída de três jogadores

Barros
Anderson Barros. Foto: Cesar Greco/Palmeiras

O Palmeiras segue trabalhando no mercado da bolsa em buscar de reforços para o restante da temporada, mas também tem três saídas para os próximos dias.

Oito jogadores estão emprestados a outros clubes até 30 de junho, três são atacante Carlos Eduardo e Iván Angulo e o meio-campista Alan Guimarães, que estão atuando pelo Estoril-POR, Orlando City-USA e Moreirense-POR , ambos estão já em conversações permanentes , para saírem do clube paulista.

Segundo o UOL Esporte, Carlos Eduardo, contratado do Pirâmides-EGI em 2019, já foi contratado pelo Alanyaspor, da Turquia. O jogador assinará um contrato gratuito com o time turco por 3 temporadas e o Verdão continuará com 20% dos direitos econômicos do atleta.

O meio-campista Alan permanecerá permanentemente no clube português Moreirense, que conquistou à primeira divisão portuguesa. O Palmeiras seguirá o mesmo plano de negócios e reterá uma porcentagem dos interesses benéficos dos jogadores em possíveis negociações.

Por fim, o colombiano Angulo teve um bom desempenho na MLS. Segundo o Nosso Palestra, ele tem sido titular absoluto do Orlando City e permanecerá na equipe norte-americana em definitivo. Orlando também tem a opção de estender o empréstimo até dezembro deste ano antes de negociar um acordo permanente.

Mais cinco jogadores cuja situação ainda não foi definida terão que retornar ao time do Palmeiras, Gabriel Silva (Atacante), Lucas Freitas (Zagueiro), Matheus (Goleiro), Rafael Elias Papagaio (Atacante), Zé Henrique (Goleiro).

Confira os emprestados do Palmeiras até o fim de junho:

Alan (meio-campista) – emprestado ao Moreirense-POR até 30/06/2023
Angulo (atacante) – emprestado ao Orlando City-EUA até 30/06/2023
Carlos Eduardo (atacante) – emprestado ao Estoril-POR até 30/06/2023
Gabriel Silva (atacante) – emprestado ao Santa Clara-POR até 30/06/2023
Lucas Freitas (zagueiro) – emprestado ao Moreirense-POR até 30/06/2023
Matheus (goleiro) – emprestado ao Portimonense-POR até 30/06/2023
Rafael Elias (atacante) – emprestado ao Baniyas-EAU até 30/06/2023
Zé Henrique (goleiro) – emprestado ao Famalicão-POR até 30/06/2023

Outros jogadores emprestados

Além dos já citados retornos no final de junho, nove jogadores do Palmeiras também se transferiram para outros times e não devem retornar até o segundo semestre ou na próxima temporada.

Fabricio (atacante) – emprestado ao Novo Hamburgo-RS até 02/08/2023
Henri (zagueiro) – emprestado ao FC Dallas-EUA até 30/11/2023
Jorge (lateral-esquerdo) – emprestado ao Fluminense até 31/12/2023
Lucas Esteves (lateral-esquerdo) – emprestado ao Fortaleza até 31/12/2023
Matheus Fernandes (meio-campista) – emprestado ao Red Bull Bragantino até 31/12/2023
Miguel Merentiel (atacante) – emprestado ao Boca Juniors-ARG até 31/12/2023
Pedro Bicalho (meio-campista) – emprestado ao Vitória até 15/12/2023
Ruan Ribeiro (atacante) – emprestado ao Valmiera-LET até 19/01/2024
Vitinho (atacante) – emprestado ao Valerenga-NOR até 31/12/2023

Raphael Veiga no rival? Alexandre Mattos conta como deu chapéu em 2017

Que Raphael Veiga é a cabeça pensante do meio campo do Palmeiras é um fato. No entanto, você sabia que a história poderia ser bem diferente? E se, por ironia do destino, ele tivesse assinado com o São Paulo ao invés do verdão? Já pensou ele fora das campanhas de 2020 e 2021 da Libertadores? E se ele não marcasse os gols que marcou contra o próprio tricolor? A história poderia ter sido bem diferente e o próprio Alexandre Mattos revelou isso.

Como o camisa 23 chegou até o verdão

Depois de uma temporada glamorosa do meia no Coritiba, a diretoria decidiu apostar em seu futebol. A ideia era reformular o elenco. Inclusive, ele veio junto com Hyoran que, para muitos era até melhor que ele. No entanto, ele não se firmou por aqui e, hoje, joga esporadicamente no Atlético-MG. Mas, nosso camisa 23 não se destacou tanto no seu início, já que era muito novo e não tinha as mesmas características que tem hoje.

Dessa forma, os dirigentes decidiram o emprestar para o Athletico-PR. E, surpreendendo a todos, a aposta deu resultado. Em 2018, sua única temporada pelo furacão, ele marcou 10 gols e deu 8 assistências em 41 jogos. Seu bom desempenho teve retorno e, ao fim do ano, foi premiado com a conquista da Copa Sul-Americana. Inclusive, jogou ao lado de Pablo, que se destacou naquela época mas, com o passar dos anos seguintes, não rendeu tão bem quanto poderia.

Com um ano daqueles, ele vivenciou seu primeiro auge no futebol. Com a promessa de um 2019 ainda mais vencedor no Sul, ele viu a diretoria alviverde requerer seu retorno. Contudo, ele não teve sequência na temporada. Em 2020, inclusive, rolou um papo que ele seria trocado, com mais três atletas, com o Grêmio para a vinda de Jean Pyerre. Graças ao destino isso não aconteceu e, hoje, ele se tornou um dos maiores ídolos da história do Palmeiras.

Como Raphael Veiga quase foi para o São Paulo?

Em entrevista recente ao podcast Denílson ShowAlexandre Mattos disse que atravessou o São Paulo em negociação por Veiga e, inclusive, pediu apoio ao então presidente Maurício Galiotte, pensando no futuro do clube. Segundo ele: “Contratei o Veiga e falei com o Maurício (Galiotte): ‘Maurício, vou trazer um canhotinho do Coritiba, que está indo lá para o São Paulo, tá quase acertado e vou atropelar isso aí (negociação). Porque nós vamos fazer esse menino jogar daqui há dois anos aqui, não agora’. Tanto é que eu emprestei ele para o Athletico-PR, lembra? Pra que? Para amadurecer“.

Em outro momento, ele ressaltou que o negócio envolveu até o atacante Alecsandro. “O Coritiba queria o Alecsandro. Falei: ‘Maurício, vou colocar mais R$ 3 milhões, vou pegar esse meia pra nós e a gente paga o salário do Alecsandro“. Ele disse que o presidente deu o aval e ele fez a negociação. Agora, você já pensou se ele tivesse ido a um dos nossos maiores rivais? Todo palmeirense sabe que, sem ele, talvez não estivéssimos em uma fase tão vencedora, já que ele é sempre decisivo.

Veja também