No último sábado (05), no jogo entre Fluminense e Palmeiras, o Tricolor venceu o Laranjeiras por 2 a 1. A maior polêmica está na expulsão do auxiliar técnico do Alviverde, João Martins. As duas equipes se enfrentaram pela 18ª rodada do Brasileirão.
Aos 40 minutos do primeiro tempo, o zagueiro Marlon acertou Endrick no rosto ao proteger a bola. João Martins recebeu cartão amarelo ao pedir cartão amarelo a um defesa adversário, mas recebeu uma segunda advertência e foi expulso por continuar a reclamar.
Na saída de campo, houve risadas sardônicas e outro discurso de debate contra “o sistema”: “Hoje foi condicional” – referindo-se ao juiz Ramon Abati do confronto Abel (FIFA-SC). Nas redes sociais, a torcida do Palmeiras protagonizou uma revolta. Não porque o próprio João Martins tenha sido expulso, mas porque há pouco tempo, Fernando Diniz, treinador principal do Fluminense e interino da seleção brasileira, disse à equipa “Vai…” o árbitro.
Questionado sobre o assunto, Abel Ferreira defendeu o companheiro contra a expulsão e disse que o técnico do Fluminense, Fernando Diniz, tinha “tanto, senão mais” objeções à arbitragem.
Não achei minimamente justa a expulsão do João. 10 minutos antes, o Diniz protestou tanto ou mais que o João. Mas o árbitro é que sabe… Tinha muito para falar (sobre arbitragem), as imagens são muito evidentes, não sei se vocês (imprensa) mostraram. É melhor estar calado, eu sei onde estou e não quero falar mais nada.”
disse Abel, na coletiva de imprensa após a partida.
Esta não é a primeira vez que Martins se envolve em polêmica. Após o empate de 2 a 2 com o Athletico-PR no dia 2 de julho, o auxiliar técnico contestou a arbitragem da partida e acusou “o Palmeiras de vencer dois anos seguidos, o que não é bom para o sistema”.
Nós entendemos que o futebol brasileiro passa uma imagem de que é futebol mais competitivo do mundo porque ganham vários. Mas ganham vários porque muitas vezes não deixam os melhores ganharem. Foi mais uma vez o que se passou hoje. Nós entendemos que é ruim para o sistema o Palmeiras ganhar dois anos seguidos, entendemos isso. Mas na Europa há sempre dois ou três que ganham sempre e são os melhores, trabalham dia a dia para serem os melhores, que é o que nós fazemos.”
Na ocasião, o profissional substituiu Abel Ferreira na entrada do campo, já que o técnico estava suspenso. João Martins acrescentou:
Não vale a pena colocar o presidente amanhã mostrando frames, parando imagem, para justificar incompetência e erros grosseiros que fazem com quem trabalha mais diariamente, que vai lutar até o fim, mesmo que não nos deixem, não há problema, vamos lutar até o fim, vamos dar o nosso melhor, que é para isso que somos pagos por um clube fantástico. Não vamos nos calar, podemos ser expulsos algumas vezes, mas o que aconteceu hoje foi simplesmente uma vergonha. Como aos três minutos se condiciona um jogo? Depois vem justificar com faltas e faltinhas.”
Por causa dessas declarações, o Palmeiras entrou em uma “guerra” com a CBF. Ambos se pronunciaram sobre o caso, adotando a “lei do silêncio” nos próximos três jogos contra São Paulo (2x) e Flamengo. Em alguns momentos, a comissão técnica e os jogadores do Verdão não falaram com a mídia.
João Martins vai a julgamento nesta segunda-feira (7) em processo anterior, antes que uma possível nova denúncia possa ser feita.
Jogador do Palmeiras é o novo reforço do Alanyaspor, da Turquia
Além de possíveis aquisições para a sequência da temporada, o Palmeiras salienta que também precisa definir saídas e novas situações chegam à mesa de Abel Ferreira. Com o aval do comandante, mas uma negociação está praticamente resolvida.
De acordo com informações do jornalista André Hernan, em seu canal no ‘Youtube’, Carlos Eduardo, vinculado até dezembro, entrou em acordo com o Palmeiras e acertou um contrato de três anos com o Alanyaspor, da Turquia. O Palestra ainda ficará com 20% de um futuro acerto definitivo.
Com 26 anos, o velocista atuou na temporada 2022/2023 com a camisa do Estoril Praia, de Portugal. No ano passado, defendeu a camisa do Red Bull Bragantino, com 28 confrontos e nenhum gol. Em 2019, sua última temporada pelo Palmeiras, foram 19 confrontos e um tento. No portal ‘Transfermarkt’, o seu valor de mercado é de 1,50 milhão de euros, cerca de 10 milhões de reais.
Veja também
- Partiu, Inglaterra: Arsenal oferece R$ 180 milhões por destaque do Palmeiras
- Jhon Textor vai aos microfones e manda 'recadinho' ao Palmeiras antes de jogão
- Meio-campista do Palmeiras é negociado em troca por Facundo Torres
- Pediu para sair: Zagueiro do Palmeiras será negociado em 2025
- Abel Ferreira vai aos microfones e deixa recadinho para Botafogo sobre título do Brasileirão
- Veiga e +3 são exaltados após vitória do Palmeiras contra o Atlético-GO
Veja mais notícias do Palmeiras, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos da Sociedade Esportiva Palmeiras.