Nosso Palmeiras

OFICIAL! Endrick assina profissionalmente com o Palmeiras; veja quando ele já pode estrear

Foto: Cesar Greco/Palmeiras

O atacante Endrick completa 16 anos de idade nesta quinta-feira (21) e assinará seu primeiro contrato profissional com o Palmeiras. As bases já estão acordadas há quase dois meses, e o vínculo terá validade de três temporadas, com multa rescisória de 60 milhões de euros (R$ 334 milhões). O aniversário do centroavante faz com que ele, enfim, possa ser utilizado pelo técnico Abel Ferreira no elenco profissional, mas apesar da expectativa da torcida isto não deve acontecer de maneira abrupta. A ideia é continuar o processo de transição.

Endrick já participou de alguns treinos no time profissional e deve realizar mais atividades na Academia de Futebol. Mas isto não será possível imediatamente, já que ele está em tratamento por um entorse no tornozelo direito, sofrido durante jogo pelo Brasileirão sub-20. Tanto o clube quanto aqueles que cuidam da carreira do atacante entendem que a utilização do garoto no time de cima dependerá de Abel. E a concorrência no momento em que o calendário começa a se afunilar vai dificultar um espaço frequente para ele nesta temporada.

Endrick enfrenta Gustavo Gómez durante treino do Palmeiras — Foto: Cesar Greco

Além de Rony e Rafael Navarro, que estão machucados, o Palmeiras contratou os centroavantes Merentiel e López, que podem estrear também nesta quinta, contra o América-MG, pelo Brasileirão. Endrick passará a ter condição burocrática justamente na semana em que os dois reforços foram regularizados, mas não pode jogar por estar em tratamento.

Depois de terminar a recuperação no tornozelo, o novo xodó palmeirense deve treinar algumas vezes com o time profissional, mas descerá para continuar com calendário no sub-20. Há uma consenso de que promovê-lo ao elenco principal e deixá-lo sem jogar seria prejudicial para seu desenvolvimento.

Quando ele pode jogar profissionalmente pelo Palmeiras?

Ao mesmo tempo em que ele se ambienta ao grupo de Abel, Endrick continuará jogando na base quando não for necessitado em algum jogo do Brasileirão – na Libertadores, ele precisa ser inscrito para ter condições de jogo. Entre competições sub-17 e sub-20, Endrick tem 16 gols em 17 partidas pelo Verdão em 2022, com os títulos da Copa São Paulo e Copa do Brasil sub-17, além do Torneio de Montaigu sub-17 com a seleção brasileira.

Veja também