Nosso Palmeiras

Outro 3×0: relembre quando craques da Argentina enfrentaram Palmeiras em 2021

Com a definição de um dos finalistas da Copa, já dá para dizer que esse time da Argentina está fazendo história. Primeiro porque vem sendo um torneio onde Leonel Messi apresenta seu melhor futebol. E também porque o plantel está recheado de craques para ficar ao redor do gênio do PSG. Dois deles jogaram contra o Palmeiras há um ano e meio apenas. E foram dois jogos históricos para o Verdão, um deles 3×0 inclusive.

Montiel e Alvaréz, lateral e atacante, pertenciam ao River Plate e enfrentaram o Palmeiras pela semifinal da Libertadores de 2020. Pela pandemia, os jogos aconteceram em Janeiro de 2021. Na ida, surpreendendo até o torcedor mais otimista, o Palmeiras goleou o River por 3×0 em plano Monumental. O Verdão já contava com 2 gols, um de Rony e outro de Luiz Adriano, quando o colombiano Carrascal foi expulso. O River então confirmou a ótima atuação e fechou o placar com Viña. Abel foi extremamente elogiado pela coragem de escalar um meio-campo muito jovem (Gabriel Menino, Danilo e Patrick de Paula), responsável pela velocidade da transição da equipe. Montiel começou a partida como titular, enquanto o jovem Alvaréz entrou quando faltavam apenas 10 minutos para o apito final.

Na volta, o River parecia determinado a dar um susto no Palmeiras. No Allianz Parque, a equipe de Buenos Aires conseguiu um significativo 2×0. Enquanto o Verdão fez uma péssima partida, o River veio com fome de vitória. Pesou muito a experiência do elenco do Palmeiras e a sorte de futuros campeões: por questões de centímetros, o terceiro gol do River foi anulado após consulta ao VAR. O mesmo VAR, aliás, foi responsável por alertar sobre um pênalti mal marcado a favor dos argentinos e confirmar a expulsão de Rojas, deixando o Verdão em superioridade numérica. Novamente Montiel começou o jogo enquanto Alvaréz entrou nos momentos finais, sem sucesso.

A má atuação no segundo jogo foi muito importante para que Abel pudesse reforçar o trabalho no mental e psicológico dos jogadores, fatores fundamentais para a vitória heróica sobre o Santos.

Tanto Alvaréz quanto Montiel vem jogado a Copa como reservas, mas entrando ao longo das partidas. Talvez a situação tenha mudado hoje. O atacante teve atuação soberba, com dois gols e um pênalti sofrido. Já o lateral está suspenso por cartões amarelos.

Veja também