Calma, meu amigo palmeirense. É claro que um matador do nível de Lewandowski, Haaland ou Lukaku, para citar clássicos “Camisas 9 de Área”, empilhariam gols e mais gols no Allianz. A questão é que, analisando o mercado, o nosso elenco e o esquema de Abel, é desnecessária qualquer busca por um centroavante nesse perfil.
Não estamos falando de atacantes de mobilidade e técnica: Dudu como Falso 9 foi brilhante e Luiz Adriano, no meio de toda irregularidade e falta de compromisso, somou bons jogos e gols importantes. Mas quando falamos de atacante de área mesmo, bom de pivô e cabeceio, com cacoete de artilheiro, esse não encaixa bem na prancheta do Abel. Navarro não empolgou ninguém, mesmo com números bem ok, e já vai sair, enquanto “Flaco” López faz seu apelido parecer o Cebolinha descrevendo seu futebol. Merentiel? Nem se fala…
Com um futebol de muita movimentação e intensidade, um homem de referência seria um enorme sacrifício pra tática. Com a saída de Scarpa, é justo lembrar que nem Veiga e nem Zé Rafael possuem a mesma mobilidade. Mas esse também é o ano que veremos explodir Giovani, aumentando o leque de opções ofensivas de apoio. Isso sem contar na possível chegada de Claudinho, que do meio pra frente faz de tudo um pouco.
Muito torcedor pediu Gérman Cano, Pedro Raúl ou Arthur Cabral. Bons jogadores? Sem dúvidas. Goleadores natos? Com certeza. Ficaria feliz se chegasem? Sim, bastante. E dito tudo isso, acho que a posição é das menores carências do elenco e não vale o investimento, que seria alto (em passe, salário e tática) em qualquer um dos casos.
Abel gosta de jogadores construtores ou habilidosos, mas que saibam “espetar”, invadir a área. Assim Rony aprendeu a marcar gols, por exemplo e assim que Dudu e Scarpa viram suas estatísticas ofensivas (porcentagem na pontaria, grandes chances tentadas) dispararem positivamente.
E ainda por cima tem Endrick: para mim, ainda não está cem por cento pronto pra ser titular de um time de Série A, pois falta a experiência da idade. Mas já vimos que o moleque é um misto de robô e alien criado em laboratório e não duvido que ali pra Julho ele já tenha seu espaço.
O que tira meu sono mesmo é saber como Leila e Abel vão repor Scarpa (se é que tem como) e como será o plano de manutenção ou reposição do Danilo, vulgo dono de todas as faixas centrais do Brasil.
Se for pra vir um camisa 9, só se for o polonês ou o norueguês mesmo. Benzema ou Giroud estamos aceitando, mas disputaria banco com López. E que venha Claudinho, Talisca, Coutinho ou qualquer outro nome que nos faça deixar a saudade do Scarpa menor e dispensar de vez a necessidade de um 9!
Veja também
- Palmeiras: Andreas será titular contra o River? Abel já decidiu!
- Palmeiras: Gallardo prepara mudanças no River Plate e pode deixar importante peça no banco
- Palmeiras define escalação para o River Plate, mas uma dúvida chama atenção
- Palmeiras promove mudanças na lista da Libertadores
- Argentina, River e uma história que o torcedor do Palmeiras nunca esqueceu…
- Melhor correr! Palmeiras abre venda de ingressos para jogo contra o River; saiba tudo
Veja mais notícias do Palmeiras, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos da Sociedade Esportiva Palmeiras.