Nosso Palmeiras

Opinião: A defesa do Palmeiras está mais exposta que nos últimos anos. Por que?

Palmeiras
Foto: GE

O Palmeiras de 2023 está tomando muitos gols, embora o ataque está conseguindo na maioria das vezes fazer mais que os adversários, precisamos que a defesa volte a ser consistente como nos últimos anos.

Para comprovar a tese após 20 jogos disputados em 2023, o último sendo a primeira rodada do Brasileirão 2023 contra o Cuiabá, temos 16 gols sofridos. Em 2022 após o mesmo número de jogos, tínhamos sofrido apenas 11 gols.

Em 2022 para completar os 20 jogos, após a final do Paulista 22, tivermos que jogar também Recopa sul-americana e Mundial. Já em 2023 jogamos além do Campeonato Paulista, Supercopa do Brasil, 1 jogo de Libertadores, 1 jogo de Copa do Brasil e 1 jogo de Brasileirão.

Penso que essa queda do sistema defensivo tem sentido com a mudança de nossos volantes. Após a saída do Danilo para a Inglaterra, Zé Rafael teve que ser improvisado como primeiro volante e o Gabriel Menino virou titular como segundo volante. Apesar das boas atuações da dupla no ano, quando se trata da parte defensiva, não rendem como rendia Zé e Danilo. O time não sentiu essa queda defensiva ainda pois o ataque vem contribuindo muito para as vitórias, mas como estamos ainda no inicio de temporada, já era bom Abel Ferreira ajustar este gargalo.

Acredito que por não ter contratado nenhum primeiro volante de origem, Zé Rafael seguirá como “camisa 5”, e o Gabriel Menino vai ter que melhorar sua defesa para não perder espaço no time principal. Na minha opinião deveríamos buscar um “camisa 5” no mercado para ser titular e voltar o Zé Rafael para segundo volante que é onde mostrou seu melhor futebol com a camisa do Palmeiras.

A opinião de um artigo assinado não reflete necessariamente a opinião do site, é o ponto de vista exclusivo do autor que elaborou o artigo.

Veja também