A nossa safra de 2023 mostrou hoje no 2 a 2 contra o Vasco que a dinâmica em campo é outra com os meninos. Tudo bem, os gols foram de Rafael Navarro e Artur, atletas mais maturados. Mas, com Luis Guilherme, Endrick, Garcia e Fabinho, o confronto mudou de figura. A disputa ficou dinâmica, um lá e cá que só acabou porque o juiz quis. Senão, era capaz do duelo estar acontecendo até agora. A insatisfação na cara do nosso camisa 9 entrega a gana que os garotos estavam em vencer. Dessa forma, não seria muito melhor apostar no que já temos ao invés de gastar?
Mas afinal, essa mesma safra não jogou contra o Bolívar e perdeu?
Sim, perdermos por 3 a 1 e sem grandes chances na partida, sendo dominado pelo adversário boliviano. Porém, a ideia de Abel Ferreira foi de usar a base nesse duelo, pensando na final contra o Água Santa. A altitude pegou de jeito os jovens, que ainda estão na transição das categorias inferiores. Mesmo assim, em outros jogos, eles se mostraram muito presentes e desequilibraram os adversários. Aliás, o próprio Mayke, presente no jogo contra o Cuiabá, parabenizou Luis Guilherme por quase fazer um gol no fim.
Inclusive, a ideia é que eles ganhem ainda mais espaços durante o ano. Com uma base vencedora, fica difícil imaginar diferente. Vencemos na maioria das categorias e, dessa forma, muitas joias estão prontas para ser lapidadas. Deste modo, além de termos um ótimo retorno técnico, com atletas muito promissores, economizamos em questão de contratações. Assim, eles amadurecem no verdão e, quando estiverem mais prontos e/ou sem tanto espaço no clube, podem ser vendidos e dar o retorno financeiro esperado pela diretoria.
E quem eram as promessas de 2020?
Ainda que 2020 tenha sido um dos nossos anos mais vencedores da história, nem todos os jogadores que surgiram naquele ano despontaram como o esperado. Patrick de Paula foi vendido ao Botafogo, mesmo sendo um dos que tinha maior potencial. Gabriel Veron, quando começou a viver uma sequência, foi vendido ao Porto e não se ouve mais falar dele. Renan saiu sem espaço, depois teve o contrato rescindido por suposto homicídio culposo e, hoje, joga no futebol árabe.
Além deles, Wesley foi vendido ao Cruzeiro como uma das maiores contratações do clube e aposta de Ronaldo Fenômeno. Contudo, segue má fase e não convenceu a torcida. Danilo foi quem mais se adaptou ao time profissional. Foi titular por três temporadas, até ser vendido no começo do ano ao Nottingham Forest. No entanto, temos Gabriel Menino, que oscilou muito nesses três anos mas, agora, parece estar voltando ao seu melhor momento e jogando muito bem.
E quais são os grandes nomes de 2023?
Apesar de Leila Pereira ser muito cobrada quanto a reforços, Abel Ferreira parece ter encontrado a solução nos garotos da base. Alguns deles ainda estão se adaptando, um tem potencial maior que os outros mas, fato é, temos uma safra bem mais promissora. Jhon Jhon, Endrick, Giovani, Garcia, Vanderlan, Fabinho, Luis Guilherme, Estevão e até Kevin, craque da Copinha, são alguns dos nomes que o palmeirense pode confiar dessa safra.
Temos três exemplos claros que a sequência dá muito mais confiança ao meninos: Endrick, Vanderlan e Luis Guilherme. No primeiro caso, temos nosso atual camisa 9, que foi vendido ao Real Madrid e, de certa forma, sentiu o peso da pressão. Ainda assim, com muita ajuda dos companheiros, comissão, clube e até do pessoal merengue, ele recobrou a confiança e hoje, quando entra em campo, desequilibra qualquer marcador e deixa até os mais rápidos ofegantes com tamanha explosão.
Vanderlan é outro que, assim que Piquerez se lesionou, assumiu a vaga na lateral esquerda. No começo, oscilou bastante mas, posteriormente, ajudou bastante dando assistências e mostrando muita fibra. Por último, temos Luis Guilherme, craque na base e promessa dessa safra até na Seleção Brasileira, vem ganhando mais minutos no segundo tempo e, com isso, demonstrando seu talento ofensivo. Aliás, hoje, mesmo entrando depois, foi muito bem contra o time carioca e, dado certo momento, foi o cobrador dos escanteios.
Em suma, é interessantíssimo que o Palmeiras tente apostar mais nessa safra. Pensando no futuro do clube e rentabilidade que eles podem trazer, é essencial cobrar que os dirigentes invistam na base. É a partir dela que se constrói um time campeão, como estamos sendo nesse últimos anos. A safra é boa e, ao que tudo indica, trará muita alegria aos palmeirenses. Vejam abaixo, por exemplo, os melhores momentos contra o Vasco. Assim, entenderam a importância de contar com essas joias.
A opinião de um artigo assinado não reflete necessariamente a opinião do site, é o ponto de vista exclusivo do autor que elaborou o artigo.
Veja também
- "Para mim..."; Entre Botafogo e Palmeiras, Benja crava campeão do Brasileirão
- Palmeiras terá reforço 'diferenciado' em decisão do Brasileirão contra o Botafogo
- "Oficial"; Resultado final de eleição para presidente do Palmeiras é divulgado
- Palmeiras disputa com o Cruzeiro de Diniz acerto com reforço de R$ 30,2 milhões
- Partiu, Inglaterra: Arsenal oferece R$ 180 milhões por destaque do Palmeiras
- Jhon Textor vai aos microfones e manda 'recadinho' ao Palmeiras antes de jogão
Veja mais notícias do Palmeiras, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos da Sociedade Esportiva Palmeiras.