O Palmeiras contou com pouquíssimos reforços para 2023. Mesmo com a saída de diversos nomes, inclusive dois titulares, apenas Richard Rios e Artur foram contratados, motivo de contestação por parte de torcida. É verdade que o Verdão não começou o ano mal: campeão paulista e mantendo a veia e verve de Abel Ferreira. Mas também é justo ressaltar que, sem a vinda de novos talentos, vemos o elenco menos qualificado do Palmeiras desde a chegada de Abel.
Um jogador, porém, passou por um processo de renovação que se tornou quase um terceiro reforço para o Palmeiras: Gabriel Menino. Vindo de um 2022 irregular, onde as boas partidas se camuflavam em sequências de inconstância, Menino reencontrou seu futebol. É notável como o meia parece mais maduro, atento e aguerrido, mas até mesmo tecnicamente Gabriel está contribuindo mais.
Reforço para o Palmeiras?
São alguns importantes gols ao longo da temporada assim como partidas de muita participação e intensidade. Alguns torcedores podem até achar que a saída de Danilo foi “reposta” com bom futebol de Gabriel Menino na temporada. Mas é importante ficar atento: isso só vale, obviamente, quando Gabriel apresenta esse bom futebol.
Da mesma safra de nomes como o próprio Danilo, Verón, Patrick de Paula e companhia, Gabriel Menino sempre chamou atenção pela sua qualidade técnica e pela sua inconsistência. Problemas parecidos com os de Patrick e Verón, mas muito bem “mascarados” por Abel.
Que Menino é excelente jogador, polivalente e de muito potencial, isso é certo. A dúvida que começou a pairar sobre a cria do Palmeiras ao longo de 2022 logo se desfez com as excelentes partidas desse ano, como contra o Flamengo ou a volta da final do Paulistão.
Mas também é importante entender que não se pode esperar dele a regularidade que se espera de um titular do Palmeiras, muito menos sob o comando de um exigente e estudioso Abel Ferreira.
Sua fase atual como titular absoluto vem sendo fantástica, mas pode ser um erro da diretoria e da torcida entender esse como o seu “normal”.
Gabriel Menino já mostrou que oscila antes e deve mostrar de novo. Isso não o transforma em um jogador ruim, nem pensar. É muito útil, além de muito decisivo. Mas dessa vez não temos Danilo e Scarpa para alternar com Zé Rafael e Veiga pelo meio. A responsabilidade sobre Menino cresce e, nesse momento, é importante que ele se torne Gabriel Homem.
A opinião de um artigo assinado não reflete necessariamente a opinião do site, é o ponto de vista exclusivo do autor que elaborou o artigo.
Veja também
- Técnico do Botafogo detona Deyverson após atacante declarar torcida para o Palmeiras no Brasileirão
- "Quer sair"; Palmeiras topa vender gringo avaliado em R$ 79,2 milhões
- "Será jogador do Palmeiras"; Jornalista crava primeiro reforço para 2025
- "Estamos convencidos que..."; Presidente do Real Madrid crava destino de Endrick
- Vidente aponta quem ganha entre Palmeiras x Botafogo pela 36ª rodada
- Após ser reeleita, Leila Pereira encaminha acerto com +2 reforços ao Palmeiras
Veja mais notícias do Palmeiras, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos da Sociedade Esportiva Palmeiras.