Desde a chegada do norte-americano John Textor, que adquiriu 90% da SAF, o Botafogo mudou a forma de tratar o departamento de futebol. Bastante inserida no projeto, as categorias de base passaram a ter papel fundamental.
Com o intuito de criar identidade e gerar um trabalho de longo prazo, as equipes sub-20 e sub-23 foram bastante remodeladas. Só na janela do segundo semestre chegaram 17 atletas para as duas categorias somadas. A ideia é clara: valorizar e investir no presente para colher no futuro, algo que o Botafogo pagou caro em um presente recente com nomes que surgiram como expoentes, mas acabaram por serem vendidos a um preço contestado diante da necessidade do clube em fazer o negócio.
Palmeiras como ‘exemplo’
Conforme apurou o ESPN.com.br, o modelo adotado pelo Palmeiras é um exemplo que a atual gestão do Botafogo tem como exemplo. Desde 2015, quando passou a figurar novamente como uma das principais equipes do cenário nacional, o Alviverde se caracterizou por comprar muitos jogadores. No entanto, em 2020, a filosofia mudou.
Sob o comando de Vanderlei Luxemburgo e com o planejamento traçado por Alexandre Barros, o clube paulista passou a apostar nos jovens revelados na Academia, como Gabriel Verón, Gabriel Menino, Patrick de Paula, hoje no Botafogo, Alan Esteves, Danilo e Wesley. Os frutos foram rapidamente colhidos no âmbito esportivo e financeiro. Dentro dos gramados, o bicampeonato da Conmebol Libertadores e do Campeonato Paulista e conquista da Copa do Brasil.
Fora dele, algumas vendas expressivas, como a de Gabriel Verón em julho, para o Porto por 10,5 milhões de euros (R$ 58,78 milhões). Deste montante, o Verdão ficou com 80%, ou aproximadamente R$ 47 milhões. O atual projeto do Botafogo ‘casa’ com a estratégia adotada pelo Palmeiras: investimento em estrutura, desenvolvimento dos atletas, aproveitamento no profissional e sucesso esportivo e financeiro, mudando a forma como o futebol europeu olha e negocia pelos talentos.
A mentalidade do técnico Luís Castro vista como fundamental no projeto. Escolhido a dedo por John Textor, o português foi o diretor técnico da base do Porto em 2006 e responsável por ‘revolucionar’ o setor, transformando o Dragão em um dos clubes que mais revelam na Europa. O Botafogo, que busca mudar a forma em que o Velho Continente olha para as suas revelações, encara o ‘exemplo’ Palmeiras nesta segunda-feira (10), às 20h, no Estádio Nilton Santos.
Informações: ESPN
Veja também
- Após críticas, defensor é o primeiro dispensado do Palmeiras de Abel para 2025
- Centroavante vindo da Itália pode assinar com o Palmeiras de Leila em 2025
- "Informação em primeira mão"; Jornalista crava saída de meia do Palmeiras
- Após derrota para o Botafogo, atacante fica com um pé fora do Palmeiras: "No final do ano"
- "Não entra nunca"; Velloso pede sequência para meia-atacante do Palmeiras
- Richard Ríos e +4: Jornalista expõe lista de dispensa no Palmeiras
Veja mais notícias do Palmeiras, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos da Sociedade Esportiva Palmeiras.