Nosso Palmeiras

Dirigentes e jogadoras do São Paulo podem levar punições ‘pesadas’ após clássico contra o Palmeiras

Foto: Alex Silva/Estadão / Estadão
Foto: Alex Silva/Estadão / Estadão

O Ministério Público do TJD (Tribunal de Justiça Desportiva) de São Paulo vai denunciar os dirigentes e do São Paulo e os jogadores citados na súmula anterior contra o Palmeiras, no domingo, por abusos na arbitragem após a partida.

A decisão foi tomada nesta segunda-feira, mas o Ministério Público ainda analisa os termos em que o paulistano será acusado. Também cogitaram a possibilidade de criticar jogadores não identificados, como Calleri, que apareceu em vídeos sobre o escândalo.

A súmula mencionava o presidente Julio Casares, o diretor Carlos Belmonte e o auxiliar Fernando Bracalle Ambrogi, além dos jogadores Rafinha e Wellington Rato, lesionados e que estavam em campo acompanhando a partida.

Neste documento, o árbitro Matheus Delgado Candançan relata diversos insultos proferidos no vestiário após a partida.

Belmonte ainda pode ser criticado por insultar o técnico Abel Ferreira, a quem chamou de “português sujo”.

Nesse caso, o líder tricolor também correrá o risco de ter que enfrentar o treinador em quadra regular, já que o Palmeiras considera “medidas judiciais” contra o Belmonte, segundo nota divulgada nesta segunda-feira.

Segundo a investigação interna de São Paulo, Belmonte usou a nacionalidade de Abel para atacá-lo e não para insultá-lo, o que neste caso não foi xenofobia. Procurado, o clube não quis comentar, pois o Palmeiras estuda levar o caso à Justiça.

Essa confusão ocorreu após a partida no Morumbis, no domingo, onde Candançan foi criticado pelo time da casa por marcar durante a partida. O clube paulista pediu a demissão de Richard Ríos por falta em Pablo Maia, deu pênalti a favor do Palmeiras e não cobrou outro pênalti, este cobrado pelo próprio clube, contra Luciano. A partida terminou com o placar de 1 a 1.

O recurso deve ser apresentado ainda esta semana, o que pode resultar na eliminação do São Paulo dos playoffs do Paulista, caso o time se classifique.

Veja também