Nosso Palmeiras

Leila e Lula tem relação elogiada pela imprensa, mas divide opiniões dos torcedores

Leila e Lula

A relação de Leila Pereira e Lula já vinha sendo discutida desde que o atual presidente sondou a mandatária para fazer parte do governo. Enquanto parte da mídia e alguns dos torcedores que apoiam o petista acharam a decisão acertada, outros palmeirenses foram bem críticos. As falas negativas iam, principalmente, ao encontro de que, não é correto unir política e esporte, além dos da ala bolsonarista que, por motivos claros, não aprovaram a parceria.

A presidente Leila Pereira, da SE Palmeiras, concede entrevista coletiva, na Academia de Futebol, em São Paulo-SP. (Foto: Fabio Menotti)

Afinal, o que Leila fará no governo?

Leila Pereira chega para compor o Conselhão do Lula, que conta com nomes femininos expoentes como Bela Gil (filha de Gilberto Gil), Nath Finanças e outras. A ideia do órgão é uma forma de auxiliar o presidente na formação de políticas públicas para desenvolvimento econômico social sustentável; analisar políticas públicas e reformas, sendo intermediário do governo com a sociedade; além da mobilização de agentes do setor econômico e a população no engajamento em projetos sociais.

Em suma, esses membros do conselho: Leila Pereira; Júlio Lancellotti – padre, atuante em questões sociais; Nath Finanças – influencer do mercado financeiro; Felipe Neto – influencer; Bela Gil – chef de cozinha, apresentadora de TV; Jorge Furtado – cineastra brasileiro; Sueli Carneiro – filósofa; Luiza Helena Trajano – empresária da Magazine Luiza; Cristina Assunção – membro do Coletivo Slam da Guilhermina; Adilson Monteiro Alves – idealizador da Democracia Corinthiana; Abilio dos Santos Diniz – conselheiro administrativo do Carrefour.

Leila Pereira durante entrevista coletiva no Palmeiras (Foto: Cesar Greco / Palmeiras)

Além deles, o próprio Lula, Geraldo Alckmin e diversos ministros do governo comporão o conselho que, ao todo, somam 256 membros, a fim de discutir os mais diversos assuntos que envolvam a sociedade e setor econômico, de forma a dar mais participação à população nas políticas públicas.

A imprensa é apoiadora do Conselhão de Lula

Como visto durante as eleições, grande parte da imprensa se dividiu entre apoiar o antigo presidente e o atual, então candidato na época das eleições. Com a vitória de Lula, alguns órgão se aliaram com ele, como o caso de todo Grupo Globo, que é conhecido por surfar nas ondas políticas, pensando apenas nos lucros e não consequências sociais, já que são o maior conglomerado televisivo do Brasil e, quiçá, da América Latina.

Palmeiras
Símbolos de Palmeiras e TV Globo lado a lado, mesmo que não tenham relação boa nos bastidores (Reprodução: Internet)

Inclusive, alguns colunistas do Estadão, que sempre se postou contrário aos governos de esquerda, demonstraram acharem muito interessante a relação entre Lula e a presidente do Palmeiras. É o caso de Robson Moreli, que disse entender que, de certa forma, Leila chega com toda sua experiência de verdão para amenizar alguns setores caóticos e ajudar com que os gastos sejam menores que os proventos.

Vale ressaltar um ponto que ele contou, durante uma conversa antiga com Leila, que válida muito sua participação no governo, pensando em sua experiência: “Certa vez ela me contou que diretores e conselheiros abusavam dos pedidos de camisas do time, o que dificultava seu relacionamento com a empresa de material esportivo. Ela defendeu, e fez valer a regra, que todos deveriam comprar suas próprias camisas, salvo homenagens pontuais. Estava certa“.

Leila Pereira posando para foto com a camisa do Palmeiras (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Lula e Leila juntos divide os palmeirenses

Que a união do presidente do Brasil com Leila Pereira é estranha, isso é claro, ainda mais levando em conta que ele é corintiano. Mas, tudo piora se pensarmos que, de certa maneira, é uma forma dela crescer sua imagem. Aliás, nossa mandatária não só apareceu junto como deu bastante espaço ao antigo chefe da República, Jair Bolsonaro, no verdão, fosse com aparições na tribuna como até aparecer nas premiações de títulos.

leila bolsonaro
Leila Pereira e Jair Bolsonaro nos bastidores de uma partida do Palmeiras (Foto: Cesar Greco / Palmeiras)

Apesar disso, muitos palmeirenses estão bravíssimos com a empreitada da dona da Crefisa. O ódio vem principalmente dos que são contra misturar política e esporte, além dos expoentes que ainda apoiam o ex-presidente. Fato é que, essa participação no Conselhão ainda vai render muitas polêmicas.

Veja também