O Palmeiras, por decisão de Abel Ferreira e seu staff, contará com um elenco enxuto para 2023. A ideia é ter apenas jogadores que sejam realmente essenciais para os planos do português, sem excessos de atletas subutilizados. E por isso mesmo, todo reforço conta para o Palmeiras. E a novidade é o retorno de Jaílson, que já se encontrava no departamento médico há 11 meses.

Afastado desde Abril do ano passado devido à uma dividida em um treino, o volante (que também atua de zagueiro), já parece apto para jogar e pronto para recuperar seu ritmo de jogo.
Vindo depois de temporadas na Turquia e China, o campeão da Libertadores com o Grêmio fez apenas 20 partidas pelo Verdão antes da sua lesão, considerada muito séria. Jaílson chegou avaliado em quase 3 milhões de Euros (mais de 15 milhões de Reais), mas sua lesão o fez se desvalorizar no mercado.
Totalmente recuperado, o atleta, que tem ponto forte a sua marcação e interceptação, será importante para Abel: na posição de volante, apenas Atuesta deve continuar no time. Gabriel Menino (que também atua de lateral) será negociado logo mais e Danilo, titular absoluto, provavelmente irá para a Europa ainda em 2023.
Não é novidade que Danilo vem sendo cobiçado por boa parte da Europa. Mônaco e Arsenal já consultaram o Palmeiras e uma saída pode ser questão de tempo. Recentemente, a imprensa noticiou que o Chelsea e times portugueses também entraram no leilão e a tendência é que a concorrência aumente.
A volta de Jaílson permite que Abel tenha ao menos um meia exclusivamente focado na marcação em seu plantel. Isso será essencial para os planos do Palmeiras no ano.
A importância de Jailson para Abel
Em um eventual time reserva do Verdão, Jailson seria uma peça vital. Veja o time reserva estipulado pelo NossoPalmeiras:
TIME RESERVA

Pela primeira vez em anos, difícil chamar o tal Time B do Palmeiras de um time forte. O miolo de zaga seria composto pelo irregular Luan, que ainda sim tem lampejos de ótimo zagueiro, e dois garotos de 20 anos, que mostram enorme potencial, mas longe de estarem prontos.
O meio tem certa lentidão e a recuperação de Jailson é fundamental para dar maior liberdade para Astueta. Mayke e Vanderson são laterais ofensivos, o que pode ser positivo: na direita, Giovani tem apenas 17 anos e é normal que acabe sufocado algumas vezes. E na esquerda, seja Endrick ou Veiga na titularidade, a tendência é que joguem fazendo movimentos em direção ao centro, abrindo um espaço para Vanderlan.
Veiga deve buscar espaço no início do último terço do campo, enquanto Endrick fatalmente invadirá a grande área.
É uma equipe que se pautaria muito na velocidade das laterais, mas teria dificuldades em manter a posse da bola e até mesmo segurar o ímpeto ofensivo adversário.
Esse “Time B” é um sinal importante de que o Palmeiras precisa focar suas contratações talvez não em astros e titulares, mas peças de rotação e composição de elenco. Teríamos, em tese, 4 adolescentes, 1 jogador em posição deslocada e 1 em recuperação de grave lesão. Isso sem contar na presença de jogadores que, de certo modo, também estão presentes no sistema titular. Em um ano de calendário pesado e extenso, isso será um fardo cedo ou (principalmente) tarde.
Veja também
- Com Vitor Roque, Palmeiras está escalado diante do Ceará
- Murilo fora e Veiga dentro: Palmeiras tem escalação encaminhada diante do Ceará
- Com contrato até dezembro, situação de Marcos Rocha é encaminhada no Palmeiras
- André Rizek não se cala sobre Vitor Roque no banco do Palmeiras: "Com ele..."
- Vampeta diz tudo e manda a real sobre destino do Palmeiras em 2025: "Está..."
- Após interesse do São Paulo de Zubeldía, lateral deve deixar o Palmeiras em dezembro
Veja mais notícias do Palmeiras, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos da Sociedade Esportiva Palmeiras.