Nosso Palmeiras

Em crise, atacante do Atlético-MG aceita jogar no Palmeiras: “R$ 66 milhões”

O volante Allan não é o único atleta do Atlético que interessa ao Palmeiras. A coluna apurou com uma fonte alviverde que Pedrinho também faz parte dos planos do técnico Abel Ferreira. Já houve, inclusive, um contato do diretor-executivo de futebol do Palmeiras, Anderson Barros, com o empresário Giuliano Bertolucci para tratar sobre o assunto.

Palmeiras e Atlético não estão dispostos a investir tanto. E existe um ponto que joga a favor dos brasileiros: a Fifa cogita aceitar o pedido de vários atletas ligados a clubes da Ucrânia para rescindir os contratos de forma unilateral, diante da falta de perspectiva pelo fim da guerra com a Rússia.

Aos 24 anos, Pedrinho é titular e peça importante no Galo de Eduardo Coudet. Sua passagem por Belo Horizonte só não tem melhores números por causa de uma lesão grave que o impediu de jogar em setembro, outubro e novembro. Ele teve grave contusão muscular e retornou apenas para a pré-temporada de 2023.

Com informações de Superesportes*

Depois do Palmeiras perder Murilo por lesão no ombro, após jogo contra o Barcelona de Guayaquil, o Palmeiras pode ter uma solução inesperada para resolver o caso. Por mais que conte com Luan e Naves como reservas imediatos, Luan não passa mais segurança para o torcedor e Naves, de certa forma, ainda é muito jovem e não foi muito testado entre os titulares. Assim, um atleta que, antes, era 4ª ou 5ª opção, hoje pode chegar para substituir nosso artilheiro.

Murilo saindo lesionado do jogo entre Palmeiras e Barcelona de Guayaquil (Reprodução: Globo)

Quem é o defensor que pode ajudar o Palmeiras?

A Libertadores de 2020 trouxe nomes de peso para o verdão. Dentre eles, Renan surgiu como um expoente para substituir Gustavo Gómez e Luan, que vinham formando uma dupla muito sólida na época. Porém, o próprio jogador cavou a cova do seu futuro. Isso porque, depois de um tempo sem espaço por aqui, ele foi emprestado ao Bragantino. Enquanto estava por lá, ele acabou atropelando duas pessoas em alta velocidade e indiciado, pagando multa para não ser preso. O Palmeiras e Bragantino rescindiram com ele.

Assim, o jovem garoto decidiu se isolar, já que a mídia caiu encima dele com críticas, e foi para o futebol árabe de forma gratuita, já que não tinha contrato profissional mais. Dessa forma, seguimos com a dupla até que, em 2022, trouxemos Murilo para o elenco. O zagueiro tornou nossa defesa ainda mais sólida, sendo fundamental para o título do Brasileirão daquele ano e, por incrível que pareça, disputando artilharia com Gustavo Gómez na zaga.

Foto: Cesar Greco/Palmeiras

Lesão muda planos do Palmeiras

O que antes parecia claro, hoje virou desespero no verdão. A ideia era seguir com Murilo e Gómez até que, quando fosse possível, ir usando Naves até que ele pegasse o ritmo do profissional. Contudo, a lesão de Murilo no ombro, que requere cirurgia, atrapalhou os planos de Abel. Agora, o alviverde busca alternativas, que podem ser a aposta na volta de Luan, usar nosso garoto da base, apostar em uma solução “pardal” ou em uma negociação.

No primeiro caso, muitos dos palmeirenses se assustam com a possibilidade de Luan ser titular, dado seu recente histórico de oscilações, com ótimas atuações mas falhas em jogos fundamentais. Já sobre Naves, existe a chance de acontecer o mesmo que ocorreu com o Renan, pois ele vinha em uma crescente e, de certa forma, ficou deslumbrado com as possibilidades que a profissão proporciona e perdeu muito de seu rendimento.

Naves, zagueiro do verdão treinando no CT (Reprodução: Palmeiras)

A outra opção é assustadora só de se pensar. Durante alguns treinos, Abel vem usando Jailson improvisado de volante. Nem é preciso explicar o motivo do quanto isso é assustador. Também existe a possibilidade de a diretoria ir atrás de Yerry Mina, que encerra seu vínculo com o Everton, da Inglaterra, em junho e, ao que tudo indica, não deve renovar. Aliás, essa é uma das situações que mais agrada o torcedor do Palmeiras.

Solução pode vir de fora

Por mais que parece estranho, tudo pode ser solucionado de forma muito mais simples do que parece. Até o meio do ano, o verdão tem, pelo menos, oito atletas voltando de empréstimo. Dentre eles, temos Lucas Freitas, do Moreirense, de Portugal. O zagueiro tem apenas 22 anos, e é formado na base do verdão. Em 2022, sem espaço no elenco, ele foi emprestado ao clube português que, ao que parece, não exercerá seu direito de compra.

Lucas Freitas contra o Cuiabá (Foto: Cesar Greco / Palmeiras)

Logo, surge o questionamento: ao invés de correr risco com atletas inseguros, improvisações ou gastos extremos, por que não investir em alguém que já tem até experiência na Europa? O garoto é jovem, tem rodagem e, inclusive, vem de um futebol que o Abel Ferreira conhece muito bem: o português. Não seria uma boa oportunidade de apostar em alguém que já é da casa?

Veja também