Nosso Palmeiras

Base do Palmeiras começa o dia com título; veja qual

Palmeiras sub-14
Palmeiras vence torneio Sub-14 no Japão

Que o Palmeiras é campeão de tudo que disputa, todos sabemos. Mas a base se mostrou mais uma vez campeã. Dessa vez, os agraciados foram os atletas do Sub-14, que venceram um torneio importante no Japão. Desde que João Paulo Sampaio assumiu a coordenação de base do verdão, virou algo de lei vencer todos os torneios que disputamos, além de revelar boas joias ou, ao menos, conseguir bons ativos para o clube, pensando na equalização das contas ao final do ano.

O coordenador das categorias de base Joao-Paulo-Sampaio e a presidente Leila Pereira da SE Palmeiras na Academia de Futebol
O coordenador das categorias de base Joao-Paulo-Sampaio e a presidente Leila Pereira da SE Palmeiras na Academia de Futebol

Trabalho de formiguinha até a solidificação do Palmeiras

Uma questão muito problemática no verdão até a chegada do nosso coordenador de base era a revelação de craques da base. Nunca fomos um time de revelar e, de certa forma, Alexandre Mattos, que teve longevidade no Palmeiras, contratava com carta branca. Logo, não existia um olhar mais clínico para nossos atletas em formação. Tanto é que, de 2015 a 2019, somente Gabriel Jesus e Artur surgiram das bases do alviverde para o profissional e, ainda assim, não tiveram o destaque esperado.

Gab Jesus Palmeiras
Gabriel Jesus comemorando gol com a camisa do verdão (Reprodução: Palmeiras)

Porém, em 2015, com a chegada de João Paulo, um trabalho mais desenvolvido começou a ser feito. Depois de lapidar o verdão por quase cinco anos, colhemos os frutos. Da base, trouxemos Gabriel Menino, Gabriel Veron, Patrick de Paula, Danilo, Renan, Wesley e outros, só na safra de 2020. Com eles, conseguimos a tríplice coroa naquele ano e, de certa forma, os que não foram tão bem por aqui, foram vendidos de forma a fazer caixa para o clube.

Patrick de Paula e Gabriel Veron comemorando a Libertadores de 2020 (Foto: Cesar Greco / Palmeiras)

Inclusive, o trabalho vem sendo tão bem feito que, três anos depois, os retornos parecem ainda mais promissores. Só de pensar que, temos Endrick, já vendido ao Real Madrid, Giovani, Vanderlan, Fabinho, Garcia, Luis Guilherme, Kevin, Naves, Jhon Jhon e muitos outros, é de se assustar. Um dia, fomos a academia formadora de goleiros. Hoje, formamos profissionais, de maneira geral. A filosofia implantada no verdão vem dando muitos frutos.

Endrick e Giovani comemorando gol nas categorias de base (Reprodução: Palmeiras)

Título do Sub-14 no Japão

Embora já tenha sido citado acima, um bom trabalho gera bons resultados, isso é claro. Para os jovens do verdão que jogam pelo Sub-14, a conquista mais recente veio no Japão. Nossas crias venceram o Tokyo U-14 International Youth Football Tournamente 2023, realizado em Fukushima. Ou seja, venceram um torneio internacional da categoria. A vitória veio com um sonoro 5 a 0 sobre o Miyagi, clube japonês. Os gols foram marcados por Matheus Gomes, Gustavo Froldi (2x), Luidi e Isaac.

Palmeiras Sub-14 comemorando a conquista do Tokyo U-14 International Youth Football Tournamente 2023

Aliás, não é a primeira vez que o Palmeiras levanta esse caneco. Em 2018 e 2019, já havíamos conquistado o torneio. Ambas as vezes de forma invicta. Nesse ano, vencemos, novamente, da mesma forma, sem derrotas. Ao todo, foram três vitórias e um empate, com 13 gols marcados e nenhum sofrido. O artilheiro do verdão foi Froldi, com quatro tentos. Vale ressaltar também que, durante a competição, chegamos à final depois de uma disputa de pênaltis contra o F.C Tokyo.

O que o Palmeiras promete para o futuro?

Diferente de outros clubes, a mentalidade do Palmeiras mudou e segue para continuar vencendo títulos. Ao contrário do Cruzeiro, que investia mundos e fundos em contratações, pensando que seria campeão de tudo e, dessa forma, usaria o prêmio das competições para pagar as dívidas, nossa questão financeira é muito mais sólida. Desde a parceria com a Crefisa, conseguimos reduzir em quase metade a dívida com a patrocinadora e, temos tudo para quitar logo mais.

Abel Ferreira à beira do campo comandando o verdão (Foto: Cesar Grego / Palmeiras)

Dessa maneira, nosso foco foi investir em infraestrutura, marketing, profissionais capacitados, base e outras categorias que, de certa forma, darão bastante visibilidade no futuro. Hoje, o Palmeiras tem um dos projetos mais vencedores da América Latina e, ao que tudo indica, vai continuar assim por muitos anos. A renovação de Abel Ferreira até 2027 pode garantir que, a fase vencedora do profissional siga por muitos mais anos.

Veja também