A venda de Richard Ríos ao Benfica, por cerca de R$ 200 milhões, não deveria causar lamento em nenhum torcedor do Palmeiras. Pelo contrário: esse negócio é motivo de comemoração — e não apenas pelo montante, mas pelo retrato fiel do que é uma gestão moderna, inteligente e estrategicamente preparada.
O colombiano, que chegou ao clube por pouco mais de R$ 8 milhões, teve uma valorização impressionante. Foi potencializado dentro do ambiente palmeirense, evoluiu sob o comando de Abel Ferreira, ganhou notoriedade e agora renderá uma fortuna aos cofres do clube. Isso não é acaso. É projeto.

O Palmeiras tem reposição?
Mais do que um bom negócio, essa negociação expõe a diferença entre improvisar e planejar. A diretoria alviverde, que por vezes é criticada, merece aplausos pela forma como agiu nos bastidores. Lucas Evangelista foi contratado já com essa possibilidade em vista. Ontem, contra o Atlético-MG, ele teve uma atuação sólida, coroada com seu primeiro gol com a camisa do Verdão. Não é uma substituição direta, claro. Mas é um começo de reposição que já dá sinais promissores.
Além disso, o clube ainda tem fôlego e tempo de janela para ir ao mercado em busca de outro nome que complemente ou eleve o setor. Leila Pereira, Anderson Barros e toda a cúpula da Sociedade Esportiva Palmeiras já provaram que sabem onde pisam e, mais do que isso, sabem como vender bem — e comprar melhor ainda.
Perder um bom jogador como Ríos sempre causa um baque técnico. Mas quando a venda acontece nesse patamar financeiro, com planejamento e reposição em curso, o que fica é a sensação de que o Palmeiras não apenas forma um time vencedor — mas também um modelo de gestão que é exemplo no futebol brasileiro.

A opinião de um artigo assinado não reflete necessariamente a opinião do site, é o ponto de vista exclusivo do autor que elaborou o artigo.
Veja também
- Palmeiras ataca Flamengo em nota: "Repúdio à conduta"
- Abel Ferreira elogia Bruno Fuchs e Palmeiras se movimenta para manter zagueiro; veja
- Rogério Ceni terá 7 desfalques contra o Palmeiras; veja
- Palmeiras: Problema de última hora! Abel pode perder peça-chave contra o Bahia
- “Me tornei uma melhor pessoa aqui”: Flaco fala após renovar contrato com o Palmeiras
- A nova dupla que mudou o Palmeiras: números impressionam; veja
Veja mais notícias do Palmeiras, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos da Sociedade Esportiva Palmeiras.