Nosso Palmeiras

Você lembra a escalação do Palmeiras na última vez que perdeu para o Coritiba?

palmeiras coritiba

O Palmeiras é, hoje, um dos times mais estruturados da América do Sul e, quiçá, o com mais investimento, como um todo, no Brasil. Porém, para isso, é preciso um planejamento muito bem definido. Assim, muitas vezes é necessário fazer escolhas e até deixar de mão alguns campeonatos por outros. Esse foi o cenário da última derrota do verdão para o Coritiba, em 2021. Mas você lembra qual time foi a campo nesse duelo?

Gustavo Gómez comemorando gol contra o Coritiba (Foto: Cesar Greco / Palmeiras)

A derrota foi pelo placar mínimo no fim do duelo

A partida foi em junho de 2021, com um gol solitário de Jonathan, lateral-direito. Porém, o que chamou a atenção na época foi o time que Abel Ferreira mandou a campo. O alviverde tinha possibilidades de vencer o Brasileirão mas, ao que parecia, o foco do técnico do palestra era a Libertadores, competição vencida ao fim da temporada. Dessa forma, ele preferiu mandar uma escalação mista, com apenas quatro titulares, algumas improvisações e um jogador totalmente criticado pela torcida.

Escalações de Coritiba e Palmeiras para a primeira rodada do Brasileirão 2021 (Reprodução: Sofascore)

As mudanças promovidas pelo técnico impressionaram. Primeiro, ele optou por poupar Weverton e colocou Vinicius Silvestre no gol. Na zaga, veio com Kusevic e Alan Empereur, que disputava vaga com Luan. Na lateral-esquerda, ele improvisou Renan, que posteriormente saiu do verdão por um caso polêmico de homicídio por direção sob efeito de bebida alcoólica, quando estava emprestado ao Bragantino, e teve seu contrato rescindido e foi jogar em Dubai.

Foto: Cesar Greco/Palmeiras

Já no meio de campo, ele optou por entrar com Lucas Lima de meia-direita e Gustavo Scarpa como armador, que vinha jogando pelo lado esquerdo e até mesmo de lateral algumas vezes. Na meia-esquerda, ele usou o lateral Lucas Esteves, cria da base, improvisado, pensando no seu potencial de drible e velocidade. Essa estratégia já vinha sendo testada por Abel com Mayke, que funcionou muito em 2022 para a conquista do Brasileirão. No ataque, usou Willian Bigode como centroavante, isolado.

Os jogadores Rony e Lucas Lima (D), da SE Palmeiras, durante treinamento, em Doha, no Catar. (Foto: Cesar Greco)

Mudanças promovidas contra o coxa

Vendo que o jogo estava muito engessado, ele começou a colocar os titulares em campo. As mudanças vieram no segundo tempo e começaram logo aos 46′, com Rony entrando no lugar do Bigode. Depois, colocou Patrick de Paula na vaga de Lucas Lima. Em seguida, Raphael Veiga substituiu Gabriel Menino. Por último, Luiz Adriano e Breno Lopes entraram nos lugares de Gustavo Scarpa e Danilo. Contudo, as mudanças não surgiram efeito, já que o gol do adversário veio no fim.

Veja também