Nosso Palmeiras

“Já treinou no CT”: Craque do Atlético-MG revela acerto com Palmeiras

Imagem: Divulgação/Mineirão

Neste sábado (21), o programa Bola da Vez, da ESPN, recebe João Paulo Sampaio, coordenador das categorias de base do Palmeiras. O programa vai ao ar neste sábado (22), às 22h (de Brasília), com transmissão pela ESPN no Star+. Além de seu trabalho revolucionário nas canteras palestrinas, que, desde a chegada do dirigente acumulam mais de 100 títulos e revelaram diversos nomes para o time profissional, Sampaio também é conhecido por seu trabalho no Vitória, onde revelou e lapidou vários atletas famosos.

No Barradão, João Paulo conheceu um jovem chamado Givanildo Vieira de Souza, de quem ficou muito próximo, impressionado por sua qualidade e seu potente chute de perna esquerda. Mais tarde, Givanildo ganharia fama mundial com seu apelido: Hulk. O hoje coordenador palestrino tem grande amizade com o craque, fruto da relação dos tempos de Vitória. E essa relação por muito pouco não levou Hulk ao Palmeiras, seu time de coração, há alguns anos.

Tudo aconteceu em 2020, quando o canhoto estava em processo de saída do Shanghai SIPG, da China, depois de cinco temporadas no futebol asiático. Querendo retornar ao futebol brasileiro, o atacante chegou a assistir uma partida do Verdão contra o Mirassol, pelo Paulistão, em fevereiro de 2020, nas arquibancadas do Allianz Parque.

Segundo João Paulo Sampaio, os palestrinos ficaram “muito perto” e “por detalhes” de contratar Hulk nessa época. O craque chegou inclusive a treinar “escondido” nas instalações alviverdes, de acordo com o cartola. “(Hulk) Esteve (perto de ser contratado pelo Palmeiras), muito perto. Foi por detalhes na época para o Hulk não acertar. Ele chegou até a treinar no CT, o filho dele ficou uns dois meses no CT da base… E eu ficava: ‘Não, quando começar o treinos você chega à tarde, para ninguém te ver. Senão, acaba…‘”, relatou o dirigente, em entrevista ao apresentador André Plihal, ao comentarista Gustavo Zupak e ao repórter Francisco De Laurentiis na bancada do Bola da Vez.

Hulk é um amigo pessoal. Ele conversou (com o Palmeiras)… Hulk já foi lá em casa, quando estava aqui (no Brasil), vinha, a gente fazia churrasco… E ele ia para os jogos. E ele é palmeirense. De família de corintiano, mas o único palmeirense”, contou Sampaio. De acordo com o coordenador, porém, o acerto entre o craque e a equipe paulista barraram em “detalhes financeiros“, já que o mundo havia acabado de entrar entrar na pandemia de COVID-19, e o Verdão apertou suas finanças para não atrasar salários e evitar a demissão de funcionários do clube.

Com isso, o Atlético-MG, que vivia o início da era do mecenato da família Menin, aproveitou e fechou a contratação do astro, que já está na equipe mineira desde 2021 e ganhou seis títulos: um Brasileiro, uma Copa do Brasil, uma Supercopa do Brasil e três Estaduais. Ao todo, são 79 gols e 21 assistências em 131 partidas com a camisa alvinegra.

Hulk chegou muito perto (de acertar com o Palmeiras), os detalhes foram mais financeiros, que é mais o (departamento de futebol) profissional (do Palmeiras) que pode responder isso. Ele queria (jogar no Palmeira), a gente queria, só que é uma situação que foi por detalhes financeiros. O Atlético veio, fez um projeto para ele, e Hulk é um amigo, a gente torce pelo sucesso dele. Menos contra o Palmeiras“, finalizou Sampaio. Curiosamente, Hulk não leva muita sorte enfrentando seu time de coração: em 2020 e 2021, ele foi eliminado da CONMEBOL Libertadores pelo Alviverde.

Veja também! Salário de Raphael Veiga ‘vaza’ nos bastidores do Palmeiras e agita torcida: “Merece mais”

O Portal do Palmeirense averiguou o ganho de todos os jogadores no momento da virada de temporada (2022 para 2023). Vale lembrar que esses valores, por mais que próximos, são estipulados. Por causa de bônus, luvas ou cláusulas, esses números podem subir ou até descer. O valor informado é a soma do salário do atleta com os direitos de imagem e sempre em Real.

Salário do elenco do Palmeiras

GOLEIRO

Weverton recebe “apenas” 650 mil mensais. Para um dos melhores do país e frequentemente convocado para a Seleção, um ótimo custo-benefício. Seus reservas, Lomba e Silvestre, recebem 150 mil cada.

Palmeiras
Wevertom, goleiro “econômico”

DEFESA

Gustavo Goméz não apenas uma potência defensiva, mas financeira: mensalmente ele acumula 1 milhão de Reais em sua conta. Murilo (500 mil) e Luan (300 mil) também não podem reclamar. Já o jovem Naves ainda tem um contrato de promessa, recebendo 30 mil ao mês.

Palmeiras
Goméz e Piquerez levantam a Taça Libertadores: 1,3 milhões ao mês pela dupla gringa

As laterais do Palmeira são mais “econômicas”: Marcos Rocha recebe 450 mil enquanto Mayke 250 mil.
Piquerez conta com um salário de 300 mil e o jovem Vanderlan está muito bem para a idade: 70 mil de salário.

VOLANTE/MEIA CENTRAL

Aqui mora a polêmica: em péssima fase, Jailson recebe meio milhão por mês. Esse valor cobre por exemplo os vencimentos de Menino (200 mil) e Zé Rafael (300 mil). E para piorar, Atuesta, reserva da posição, recebe 650 mil. Juntos, a dupla de volantes contestados soma mais de um milhão de custos aos cofres do Palmeiras.

MEIA

Veiga faz jus ao status de estrela e recebe o mesmo que Goméz, 1 milhão ao mês. A questão é Bruno Tabata, que longe de engrenar no Palmeiras recebe 550 mil.

Palmeiras
Veiga, Dudu, Rony e Zé: quarteto de 4 milhões por mês

ATAQUE

Aqui mora o investimento: Dudu recebe 2,1 milhões ao mês, o dobro dos dois vices de mais bem pagos do Palmeiras. Rony pode até receber pouco pelo que rende, com 600 mil mensais. Reserva, Navarro embolsa do Palmeiras 300 mil ao mês, 80 mil a mais que Breno Lopes, o herói improvável. Já Endrick é o mais bem pago entre os garotos: 90 mil por mês. Mas com certeza um enorme bônus pela sua venda. Giovani vem atrás, com salário de 60 mil.

Navarro recebe 300 mil e ainda não justificou seu investimento
O jogador Rafael Navarro, da SE Palmeiras, comemora seu gol contra a equipe do C Independiente Petrolero, durante partida válida pela fase de grupos, da Copa Libertadores, na arena Allianz Parque. (Foto: Cesar Greco)

Richard Rios e Artur?

A equipe do NossoPalmeiras vem apurando o salário exato recebido pela dupla, mas os primeiros rumores sugerem que o volante recebe entre 100 e 200 mil por mês enquanto o ponta acumula entre 600 e 800 mil mensais.

Pode ser cedo para definir se a dupla vem à um bom custo-benefício ou não, mas vale lembrar que esse valor não inclui os montantes de transferências pelos atletas, que custaram mais de 50 milhões de Reais ao cofre palmeirense ao todo.

E quanto ganha Abel?

O português já se mostrou um dos treinadores mais estrategistas e eficientes do mundo. Com uma metodologia rígida, coletiva e vencedora, Abel recebe um bom salário: meio milhão a mais que a estrela Dudu, somando 2,8 milhões ao mês. Seu salário, na verdade, é de meio milhão de Euros, valores comparáveis ao alto escalão de managers europeus.

Palmeiras

Veja também