Nosso Palmeiras

Veja de que forma o Palmeiras é retratado nos games!

O Football Manager é um jogo famoso entre os jovens fãs de futebol, além de ter sido um hobbie muito apreciado por Abel Ferreira em seus tempos de jogador. Ao invés de controlar o time em campo, é o técnico o protagonista do game, tendo que escalar, contratar, montar sistemas de treino, táticas e gerir o vestiário. Mas mais famoso pela sua complexidade e nível de detalhes na hora de armar sua equipe, o game conta com uma base de dados enorme. Jogadores, junto de todas suas estatísticas e características, estão catalogados e nivelados ali. E a empresa do game tem um alto nível de precisão na definição dos atletas, contando com equipes de olheiros e analistas até melhores que a de muitos grandes clubes. Não é a toa que diversas equipes europeias já usaram a base de dados do jogo para fazer contratações. O próprio Abel Ferreira parou de jogar por falta de tempo,, mas já declarou várias vezes que é fã do sistema do jogo e usa a base de dados com frequência para estudar adversários ou reforços. Outros exemplos? Roberto Firmino foi descoberto pelo game na reserva do Figueirense, ainda como meia central, como um atacante promissor. Também houve o caso do filho do presidente do Rangers, da Escócia, que insistia que o tal Lionel Messi, na época com 12 anos apenas, seria “no mínimo um bom jogador pra liga escocesa”, pelo que dizia o game.

Assim, não é de se assustar que o Verdão tem ótimos jogadores no game, assim como na vida real. E para saber a opinião desses especialistas, segue a análise do nosso elenco. Vale lembrar que cada nota (finalização, desarme, cruzamento, visão de jogo, determinação, frieza, posicionamento etc.) vai de 1 a 20, logo usaremos de 1 a 100 (multiplicando por 5 cada atributo) para melhor entendimento.

Como é analisado o elenco do Palmeiras?

César Greco/Palmeiras Oficial

É importante entender também que o sistema não costuma dar notas altas para os atributos dos atletas. Pelos parâmetros do jogo, entre 13 (65 pontos) e 16 (80 pontos) já se trata de boa média, ainda mais em solo brasileiro.

Dudu – Assim como na realidade, Dudu é craque no jogo, sendo um dos maiores destaques do Palmeiras. Seus pontos altos são a Técnica, Aceleração e Agilidade (80). Logo atrás, com 75 de nota, vem sua Visão de Jogo, Movimento sem Bola, Finta, Imprevisibilidade e Passe. Ou seja, Dudu é um driblador e criador nato no jogo. Sua Finalização (60) pode ser injusta, mas atributos como Liderança, Trabalho em Equipe, Domínio, Velocidade, Cruzamento e Compostura ainda lhe conferem um status de verdadeiro craque. Seu pé esquerdo, porém, ganhou uma nota 50.

Foto: Cesar Greco/Palmeiras

Endrick – Com apenas 16 anos, é de se esperar da Jóia do Palmeiras que seus atributos ainda sejam baixos. Seus destaques são a Imprevisibilidade (90), Finta (70) e Finalização, Domínio, Técnica, Aceleração, Agilidade e Velocidade, todos esses com 65. Seu Pé Direito com nota 70 também se destaca. Ainda sim, o jogo classifica o menino como um “Bom Jogador para A Série B” atualmente, o que se justifica pela falta de experiência e idade. Mas impressionante mesmo é o potencial da jóia. O game classifica Endrick como uma das maiores promessas do futebol mundial. Seguindo a projeção dos olheiros, Endrick pode se tornar (caso seja bem treinado, não tenha lesões etc) um jogador muito melhor que atletas como Modric, Verrati, Firmino, Bernardo Silva, Mané entre outros. E ainda tem potencial de encostar (ou até superar) mesmo Messi, Neymar, CR7, Lewandowski ou Benzema, ficando pouquíssimos pontos atrás no potencial.

Goméz – O paredão e capitão paraguaio é um monstro aqui no game também. Os analistas deram a nota 80 para diversos atributos do líder do elenco do Palmeiras: Cabeceio, Antecipação, Bravura, Posicionamento Defensivo, Trabalho em Equipe, Aptidão Física e Força. São qualidades que destacam o zagueiro como um touro, sem dúvidas. Seu Desarme e Marcação foram avaliados em 75, assim como sua Liderança e Índice de Trabalho, justificando o posto de Capitão. 75 também foi a avaliação do jogo sobre a quantidade de “Jogo Sujo” de Goméz, assim como foi 70 a nota para sua Regularidade.

Weverton – Segundo os analistas do jogo, é o melhor jogador do Palmeiras e de todo o território brasileiro. O goleiro se mostra um paredão em seus atributos: nota 80 em Um contra Um, Posicionamento, Força e Impulsão. Sua Aptidão Física recebeu incríveis 85 pontos, enquanto Reflexo, Facilidade para Não Espalmar Chutes, Comunicação com Zaga, Regularidade e Determinação receberam 75 de Nota.

Foto: Cesar Greco/Palmeiras

Rony – Rony é um ponta excelente na visão do game. Seus atributos de Velocidade, Finta e Aceleração receberam nota 80, o fazendo um terror para zagueiros e laterais adversários. Sua Técnica e Finalização também não receberam notas ruins (70 e 65), mas seus atributos mentais (Concentração, Compostura ou Decisão) não passaram de 50, assim como apenas 55 no Passe. Ah! Como era de se esperar, entre os Movimentos Favoritos de Rony está “Tenta Chutes de Bicicleta com Frequência”.

Abel Ferreira – Abel é um técnico bem-visto no jogo. Caso você venha enfrentar ele em sua jogatina, cuidado: o técnico do Palmeiras soma boas notas (60) nos atributos Defensivo, Mental e Trabalho com Jovens. Já a nota 55 fica para os atributos de Tática, Gestão de Grupo, Ofensivo, Profissionalismo e Avaliação de Jogadores. Por mais que pareçam injustas as notas, é importante frisar que, para os técnicos, o game é ainda mais rígido nos seus critérios.

Outros – Ainda há muito talento no plantel do Verdão. Veiga é considerado o quarto melhor jogador do time e tem como destaque, óbvio, seu Pênalti, com impressionantes 95 de nota. Zé Rafael se destaca como um dos mais voluntariosos do elenco, com destaque para suas notas de Determinação, Índice de Trabalho, Bravura, Trabalho em Equipe e Força. Murilo também é bom zagueiro e tem boas notas de Marcação e Desarme, mas acaba pecando em atributos como Passe, Domínio e Técnica. Já “Flaco” López e Rafael Navarro, segundo o game, podem ainda dar alegrias ao torcedor: suas indicações atuais são de “Bom Reserva para Série A”, mas ambos tem potencial de considerável melhora, principalmente o Argentino.

Segundo o game, para o ano de 2023, o Palmeiras é o segundo favorito para ser campeão nacional, atrás do Flamengo. Mas Weverton aparece como melhor jogador em solo brasileiro. Além disso, o “Onze Ideal” dos jogadores atuando no Brasil, para o game, inclui o goleirão, Gustavo Goméz e Dudu.

Para melhor análise dos dados, foi feito um arquivo do zero, iniciado já em 2023 e com a base de dados oficial alterada apenas pela equipe do Mundi Up, especializada em atualizar os dados do jogo diariamente.

O Palmeiras aparece como o segundo elenco mais qualificado do país, estando atrás do Flamengo apenas. O time carioca, porém, tem um elenco mais de envelhecido e que leva vantagem apenas nos quesitos técnicos, mas não mentais, psicológicos ou físicos.

Veja também