Nosso Palmeiras

Palmeiras já contratou 13 jogadores na “Era Leila”: veja o custo e a análise de cada um

Diretoria do Palmeiras
Diretoria do Palmeiras. Foto: Cesar Greco/Palmeiras

Quando em Dezembro de 2021 o Palmeiras anunciava Leila Pereira, boa parte da torcida festejou. A relação de Leila (e sua casa de consignados, a Crefisa) com o Palmeiras já era notória e, oficializa-la em forma de presidência seria apenas confirmar mais investimentos e retornos. E se impossível dizer que o último bieno não foi um sucesso esportivo, basta observar o outro lado: o tal do investimento em jogadores.

Palmeiras Amor

É verdade que Leila Pereira encontrou um elenco já extremamente qualificado, muito porque ela mesmo ajudou a investir. Mas nos ciclos do futebol, é preciso “vender” e “comprar”. E é justo na segunda função que Leila e sua comissão não são bons.


De Janeiro de 2022 para cá, onde efetivamente se iniciou o mandato de Leila, o Palmeiras teve 13 contratações, literalmente um time inteiro e mais 2 reservas. Isso excluindo atletas do Palmeiras que estavam emprestados e voltaram ao Verdão. E somando os jogadores, foram “somente” 31 milhões de Euros investidos, um pouco a mais do que o arrecadado por Danilo.

Para entender um pouco mais a insatisfação da torcida com o mercado de Leila, o NossoPalmeiras resolveu analisar todas as transferências de reforço concretizadas em sua gestão.

Importante ressaltar que todas as fontes de valores e datas de transferência são do Transfermarkt, referência internacional na análise do mercado da bola.


Contratações do Palmeiras em 2022

Piquerez (3 milhões de Euros – Penarol)

Grande certo da diretoria. Com a difícil missão de substituir Matias Vina, Leila e seu staff foram buscar no mesmo Uruguai um novo lateral. Pode não ser tão bom quanto o antecessor, mas transmite segurança, qualidade e, claro, foi barato para os padrões de mercado.

Palmeiras
Foto: Cesar Greco/Palmeiras

Murilo (2,2 milhões de Euros – Lokomotiv Moscou)

Demorou até conquistar a segurança da torcida, mas acabou por engrenar. É um bom companheiro para Goméz e, apesar dos altos e baixos, se mostrou mais seguro que Luan. Levando em conta o baixo custo, foi um acerto.

Rafael Navarro (Fim de contrato – Botafogo)

Uma decepção completa. Iludiu muitos com uma partida excelente pela Libertadores, mas depois enfrentou uma enorme seca de gols e boas partidas. Chegou cheio de expectativas e, mesmo sem custo de transferência, veio com um salário compatível com o de um goleador, como era nos tempos cariocas.

Palmeiras
Foto: Cesar Greco/Palmeiras

Jailson – (Fim de contrato – DL Pro-CHINA)

Jailson é talvez o maior “vilão” do atual elenco. Mesmo sendo querido por Abel, costuma ser nítida a lentidão do meio-campo e do primeiro combate do Palmeiras com ele em campo. Se recuperando de grave lesão em 2022, o volante ainda está longe de encontrar a forma física ideal.

Jorge (Fim de contrato – Mônaco)

Uma enorme decepção. Com um salário de cerca de 1 milhão ao mês, o lateral sequer fez sombra à Piquerez. Enfrentou problemas de lesão e agora está emprestado ao Fluminense, onde já é contestado pela torcida e se encontra no departamento médico.

Atuesta – (3,2 milhões de Euros – LAFC)

Contrato como uma promessa para a volância, famoso nos EUA pela qualidade nos passes, o chileno nunca cumpriu as expectativas e se tornou apenas reserva. Não se mostrou péssimo jogador, mas se vê fora das opções de titularidade e recebe ainda algumas “cornetadas” de parte da torcida

Palmeiras

Matheus Fernandes (Fim de contrato – Barcelona)

Como jogador foi péssimo, com atuações esquecíveis. Mas é justo dizer que foi uma jogada de mestre da diretoria. Matheus havia sido vendido ao Barcelona por 10 milhões de Euros. Insatisfeitos com o meia, rescindiram seu contrato. De volta ao Palmeiras, mais atuações negativas, mas que lhe renderam uma transferência de 2,5 milhões de Euros para o Bragantino. Bom jogador ou não, rendeu 12,5 milhões de Euros aos cofres do Palmeiras.

Marcelo Lomba (Fim de contrato – Internacional)

Chegando com a missão de ser reserva do melhor goleiro do país, é difícil avaliar a passagem de Lomba pelo Verdão. Tem 44 jogos, mas mais de 30 em seu ano de chegada, quando Weverton ganhava o ouro olímpico. Para um goleiro reserva, nada mau, até pela experiência.

Bruno Tabata (5 milhões de Euros – Sporting)

O meia nunca desencantou no Palmeiras, pelo contrário. Não é só o alto valor da sua compra que decepciona, mas seu baixo rendimento em campo, além da forma física que deixa a desejar. Contratado para ser um sucessor de Scarpa ou Veiga, Tabata nunca correspondeu. Muito menos o investimento. Permanece no elenco e tem a confiança de Abel, mas está longe de ser querido pela torcida.

Merentiel (1,5 milhões de Euros – Defensa y Justicia)

Contratado como um artilheiro em potencial, Merentiel nunca conseguiu se firmar no Palmeiras. Poucos gols, pouca participação nas partidas e muitas vaias. Em 5 meses, foi de aposta do ataque para emprestado para o Boca Juniors.

“Flaco” Lopéz (10 milhões de Euros – Lanús)

Outro atacante vindo da Argentina, mas esse a peso de ouro. Até agora não desencantou e já testa a paciência da torcida. São 19 jogos e 2 gols, números decepcionantes ainda mais para seu valor

Palmeiras
A presidente Leila Pereira, da SE Palmeiras, apresenta os jogadores Flaco López e Miguel Merentiel (Foto: Cesar Greco)

Contratações do Palmeiras em 2023

Ainda é muito cedo para analisar as vindas de Artur e Richard Rios. Por mais que ambos os jogadores cheguem em posições que necessitavam urgentemente de reposição, ainda é muito difícil analisar o nível de acerto das contratações. Sobre os valores, Artur teve sua compra reportada por cerca de 8 milhões de Euros, enquanto o colombiano custou aproximadamente 1,1 milhões de Euros.

Veja também