Nosso Palmeiras

Jhon Jhon sai, mas o Palmeiras ainda tem motivo para comemorar

Palmeiras manteve parte dos direitos do meia e também será beneficiado pelo mecanismo de solidariedade da Fifa

O Palmeiras terá um retorno financeiro relevante com a transferência de Jhon Jhon para o Zenit, da Rússia. O meia foi negociado pelo Bragantino por 18,5 milhões de euros fixos, valor que pode chegar a 20 milhões de euros com bônus previstos em contrato.

Quando acertou a venda de Jhon Jhon ao Bragantino, em julho do ano passado, o Verdão manteve 20% dos direitos econômicos do jogador. A estratégia foi pensada justamente para lucrar em uma negociação futura, o que se concretiza agora.

Além do percentual sobre a venda, o Palmeiras também receberá valores via mecanismo de solidariedade da Fifa. O clube tem direito a 1,59% do total da transferência por ter participado da formação do atleta entre 2019 e 2022.

palmeiras
Foto: Divulgação / Zenit

Considerando apenas os valores fixos da negociação, o Palmeiras receberá cerca de 4,1 milhões de euros. Desse montante, aproximadamente 294 mil euros correspondem ao mecanismo de solidariedade. Na cotação atual, o total gira em torno de R$ 25,4 milhões.

Caso os bônus sejam atingidos e a negociação chegue aos 20 milhões de euros, o valor destinado ao Palmeiras sobe para cerca de 4,3 milhões de euros. Isso representa aproximadamente R$ 26,9 milhões.

Pelo mecanismo de solidariedade, o Palmeiras tem direito a percentuais específicos por temporada. O clube recebe 0,33% referente a 2021, 0,50% de 2022, 0,50% de 2023 e 0,26% de 2024, de acordo com o tempo de permanência do atleta.

Esses valores se somam ao que o Palmeiras já havia arrecadado na venda inicial ao Bragantino, fechada em cerca de 4,5 milhões de dólares por 60% dos direitos do meia.

Revelado após passagem pela base do Londrina e do Primavera, Jhon Jhon ganhou projeção no Palmeiras em 2022. No Bragantino, o meia se firmou, mudou de função e soma 20 gols e 14 assistências desde 2024, despertando o interesse do futebol europeu.

Veja também