Nosso Palmeiras

Peça-chave pode ter nova função no Palmeiras após baixa no meio-campo

Palmeiras terá que ajustar setor após perda de peça importante em boa fase

A lesão muscular de Lucas Evangelista, sofrida na derrota do Palmeiras para o Bahia, no último domingo (28), pode causar mudanças importantes na estrutura tática montada por Abel Ferreira nas últimas semanas. O meio-campista, que vivia bom momento, será submetido a novos exames para definir a necessidade de cirurgia na coxa direita.

Com a ausência confirmada por tempo indeterminado, o treinador português avalia como reorganizar o meio-campo alviverde. Uma das alternativas é recuar Andreas Pereira, que desde a chegada ao clube atua mais avançado, como armador partindo do lado direito. Originalmente, o camisa 8 já havia sido pensado para a função de segundo volante, justamente a lacuna deixada por Evangelista.

Se decidir mudar o posicionamento de Andreas, Abel conta com opções para manter a estrutura ofensiva: Raphael Veiga, que se recupera de dores no púbis e volta a ganhar espaço, e Mauricio, que perdeu protagonismo após tratar problemas lombares, mas é considerado peça de confiança para jogos de maior intensidade.

Foto: César Greco - Palmeiras
Foto: César Greco

Outra possibilidade envolve a entrada de Facundo Torres ou Sosa, mas ambos são atacantes de lado, o que alteraria o desenho do time e reduziria a força pelo meio. Caso opte por preservar Andreas em posição mais adiantada, o nome natural para substituir Evangelista é Allan, utilizado em momentos pontuais no ano na função de volante.

Contra o Bahia, Abel já havia recorrido a Emiliano Martínez e Aníbal Moreno juntos, mas a formatação reduziu a capacidade de construção de jogo da equipe. Por isso, a definição do substituto será estratégica para manter o equilíbrio entre marcação e criação.

O Palmeiras volta a campo nesta quarta-feira (30), às 19h (de Brasília), no Allianz Parque, diante do Vasco, em duelo válido pela 26ª rodada do Brasileirão. Até lá, Abel terá pouco tempo para decidir como reorganizar seu meio-campo sem Lucas Evangelista.

Fonte: Portal GE

Foto: César Greco

Veja também