Nosso Palmeiras
Palmeira mira dois craques da América do Sul
Palmeira mira dois craques da América do Sul

“Talisca ou Pitty”: Palmeiras define qual será o reforço de 2023

O Palmeiras segue incansável na busca por seu Camisa 10. A saída de Gustavo Scarpa ainda é sentida pela torcida e pela comissão técnica. E por mais que Bruno Tabata agrade Abel Ferreira, o Verdão continua atrás de uma grande contratação. E dois craques do mesmo time estão no radar.

Argentino considerado "impossível" para o Palmeiras
Argentino considerado “impossível” para o Palmeiras

Anderson Talisca e Pitty Martinez são dois jogadores que interessam bastante ao Palmeiras. Apesar de jogarem em posições e estilos diferentes, ambos tem o perfil de meia-atacante agudo, capaz de jogar pelos lados ou pelas pontas. Com a dupla no Al-Nassr (Arábia Saudita), coube à diretoria e ao staff de Abel decidir em qual dos dois investir. E segundo apurado por diversos portais palmeirenses, o argentino foi descartado: o foco é mesmo Anderson Talisca, considerado mais realistas dentro das pretensões financeiras e táticas do Verdão.

As negociações do Palmeiras com o argentino ou o brasileiro estão muito relacionadas com a chegada tão falada de Cristiano Ronaldo ao clube árabe. Com o atacante português chegando no Arábia Saudita, o Al-Nassr se vê obrigado a abrir mão de alguma de suas estrelas, principalmente ofensivas: além do salário astronômico de CR7, é difícil imaginar que jogadores de tamanho talento aceitariam ser reservas da liga árabe, mesmo para uma lenda como Cristiano.

CR7 comemora gol de alvo do Palmeiras na Arábia

Pitty Martinez é desejo antigo do Palmeiras e de Abel Ferreira. O jogador ganhou destaque na campanha vitoriosa do River Plate na Libertadores de 2018, que culminou em uma final épica e polêmica em Madrid. Depois de passagem pela MLS, o jogador foi pra Arábia se juntar ao Talisca.

Palmeiras mira Talisca
Talisca em ação pela Seleção

Já o brasileiro, apesar de ter tido Portugal como o país de maior reconhecimento onde jogou, fez bela carreira na China e agora no mundo árabe. Soma números impressionantes de gols e assistências, além de uma série de pinturas que anota de vez em quando.

Confira os números da carreira de Talisca: https://www.transfermarkt.com.br/talisca/leistungsdatendetails/spieler/258626/plus/0?saison=&verein=&liga=&wettbewerb=&pos=&trainer_id=

Com o desinteresse do Flamengo em Talisca, o Palmeiras ganha caminho livre na negociação. Pesa contra seu alto salário atual, estipulado em mais de 2 milhões de dólares mensais, e seus próprios objetivos: como ele mesmo postou no Instagram, jogar com Cristiano era “um sonho“.

Até agora não houve nenhuma tratativa oficial com o clube árabe. Mas Talisca segue no radar do Palmeiras, ao contrário de Pitty Martinez. Claro que reviravoltas podem acontecer e a chegada de Cristiano na Arábia deve agitar os bastidores. Mas a certeza é que o Palmeiras precisa, e irá, buscar um craque.

Talisca, por outro lado, tem uma polêmica para explicar: seu sonho de atuar no Corinthians. Em 2021 ele disse o fato em entrevista:

Eu sou Bahia, sou Bahia, sou baiano… Mas um clube que eu sou torcedor, e sempre deixei isso claro quando defendia o Bahia: eu tenho o sonho de vestir a camisa do Corinthians” ele disse. “Eu sempre tive esse sonho, meu pai sabe, minha mãe sabe, minha família toda sabe. Quando eu jogava no Bahia, já dei entrevista falando isso“, completou.

No Brasil, ele jogou apenas pelo clube baiano, onde chegou a conseguir bom destaque antes de rumar para Portugal. Após mais boas temporadas, o brasileiro rodou por China e Arábia.

Já Pitty ganhou o mundo ao marcar um dos gols mais importantes da história do River Plate e da América do Sul. Jogou por um tempo nos Estados Unidos, pelo Atalanta United e foi justamente nessa época que interessou ao Palmeiras. Mas sua ida para o mundo árabe, que resultou em seu salário de mais de 2 milhões de dólares, atrapalharam a vinda do ponta.

Veja também