Nosso Palmeiras

Palmeiras pode tomar ‘grave’ punição da Conmebol após expulsões de Danilo e Scarpa; veja os detalhes

Foto: Marcos Ribolli

Na última quarta-feira (10), o Palmeiras se classificou de forma épica contra o Atlético-MG, nas quartas de final da Conmebol Libertadores, e agora assiste “de camarote” ao jogo desta quinta (11) entre Estudiantes e Athletico-PR para saber quem vai ser seu rival na semi.

Independentemente de quem for o próximo adversário, porém, o Verdão sabe que terá vida duríssima, ainda mais porque terá que jogar desfalcado de dois de seus principais atletas – e muito provavelmente nas duas partidas da série.

Contra o Galo, o volante Danilo e o meia Gustavo Scarpa foram expulsos com cartões vermelhos diretos. Com isso, eles automaticamente irão a julgamento na Comissão Disciplinar da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol). Na sessão, que ainda não tem data definida, será votado se eles devem cumprir somente uma partida de suspensão, o que já seria o gancho natural provocado pela expulsão, ou se devem ficar mais jogos fora.

Caso seja definido, por exemplo, que Danilo e Scarpa devem cumprir dois jogos de suspensão, eles só voltariam em uma possível final para o time palestrino, ficando fora dos dois confrontos da semi. No próprio confronto entre Palmeiras e Atlético-MG, aliás, uma situação similar ocorreu, mas do lado do Galo.

Por ter sido expulso no jogo de ida das oitavas contra o Emelec, o volante Allan foi a julgamento e levou dois jogos de gancho. Com isso, o meio-campista cumpriu a suspensão automática na partida de volta contra os equatorianos e, na sequência, teve que ser ausência no duelo de ida contra o Verdão, no Mineirão.

Há casos, todavia, que vão na direção contrária. E um deles aconteceu recentemente com o próprio Atlético-MG. Em 2021, o meia Nacho Fernández foi expulso no jogo de ida contra o River Plate, pelas quartas da Libertadores, e cumpriu suspensão automática na volta. No entanto, ele foi absolvido no julgamento da Comissão Disciplinar, não levou gancho extra e foi liberado para jogar contra o Palmeiras, na semifinal.

Abel Ferreira comenta expulsões
Em sua coletiva após a classificação, o técnico do Palmeiras, Abel Ferreira, falou sobre as expulsões de Danilo e Scarpa. Na visão do português, o vermelho dado ao volante foi justo. No entanto, o comandante não concordou com o cartão do meia, já que considera que ele sofreu falta antes e acabou fazendo um movimento forçado por causa disso.

Veja também