Nosso Palmeiras

Palmeiras reencontra Cuca com boas lembranças na Libertadores; veja o retrospecto

Foto: Staff Images/Conmebol Abel Ferreira em Atlético-MG x Palmeiras — Foto: Staff Images/Conmebol

O Palmeiras abre nesta quarta-feira a disputa com o Atlético-MG por uma vaga na semifinal da Libertadores. Pelo menos nas coincidências e no histórico recente, o torcedor pode se animar: afinal, do outro lado está um treinador que vem sendo batido pelo Verdão no torneio continental.

De volta ao Galo, Cuca esteve no caminho palmeirense nas últimas duas edições da Libertadores. Antes de ser eliminado na semifinal de 2021, justamente pelo Atlético-MG, o treinador foi derrotado pelo time de Abel Ferreira na decisão da competição de 2020, pelo Santos.

Na época do Peixe, Cuca foi expulso nos minutos finais da final disputada no Maracanã, depois de retardar uma cobrança de lateral de Marcos Rocha. Da arquibancada, ele viu Breno Lopes marcar o gol do título palmeirense pouco depois de receber o cartão vermelho.

Na temporada passada, Cuca duelou com Abel Ferreira mais uma vez, desta vez valendo a classificação para a decisão da Libertadores. Foram dois empates: 0 a 0 no Allianz Parque e 1 a 1 no Mineirão, o que garantiu a classificação ao Verdão pelo critério de desempate. Depois, os palmeirenses confirmaram mais um título com uma vitória contra o Flamengo, no Uruguai.

Durante a atual fase de grupos, o Palmeiras usou a experiência na Libertadores de 2021 para reforçar o objetivo de terminar com a melhor campanha geral e ter a possibilidade de decidir em casa contra qualquer adversário.

Na visão da comissão técnica, o fato de o Galo ter decidido a semi do ano passado no Mineirão foi uma vantagem para o adversário em um confronto marcado por equilíbrio e decidido nos detalhes. Será diferente desta vez.

No Grupo A, o Verdão avançou com 100% de aproveitamento, recorde de gols marcados e o melhor desempenho da história do torneio. O Galo somou 11 pontos, teve sequência invicta interrompida, mas terminou como líder da sua chave.

Nas oitavas, os palmeirenses passaram pelo Cerro Porteño com duas vitórias: 3 a 0 no Paraguai e 5 a 0 em São Paulo. O Galo eliminou o Emelec com um empate por 1 a 1 no Equador e uma vitória em Belo Horizonte por 1 a 0.

Por causa da queda na Copa do Brasil e da campanha no Brasileirão, a diretoria atleticana optou pela demissão de Antonio Mohamed e acertou a volta de Cuca na semana passada.

Em 2016, ele viveu momento semelhante ao atual, quando deixou o Verdão alegando problemas familiares, logo após o título brasileiro, e retornou após cinco meses, depois da demissão de Eduardo Baptista.

O jogo contra o Palmeiras, nesta quarta-feira, será o segundo de Cuca na atual passagem pelo clube mineiro. Abel Ferreira está no comando do Verdão desde novembro de 2020, o que o torna o segundo treinador mais longevo do futebol brasileiro, atrás somente de Maurício Barbieri, do Red Bull Bragantino.

Os jogos das quartas de final da Libertadores serão disputados nos dias 3 (no Mineirão) e 10 (no Allianz Parque) de agosto, ambos às 21h30. Não há gol fora de casa como critério de desempate.

Veja também