Nosso Palmeiras

Palmeiras conta com “reforços” surpresa e Abel pula de alegria

Palmeiras
Foto: Cesar Greco/Palmeiras

A longa maratona de jogos e viagens que o Palmeiras enfrentará até o fim do ano promete cansar, e muito, nosso elenco. Com sequências de, muitas vezes, dois jogos fora de casa em um espaço de uma semana, é normal que Abel Ferreira tenha que optar por escalações alternativas, poupando titulares e dando tempo de jogo para as peças de rotação.

Abel sabe a dificuldade de rotacionar o elenco do Palmeiras para evitar desgastes, lesões e suspensões

Falta elenco no Palmeiras?

O grande problema é que essa rotatividade exige um custo: um bom elenco, pronto para suprir as necessidades e urgências em qualquer posição. Muitos nomes de rotação do elenco saíram recentemente, como Merentiel, Jorge, Wesley e Kuscevic. Não que tivessem o nível técnico ou físico para serem titulares, mas poderiam agregar de alguma forma na hora de rotacionar o elenco. A saída de Kuscevic, por exemplo, foi questionada por muitos torcedores do Palmeiras justamente pelo baixo número de peças de reposição na zaga, ainda mais levando em conta as contantes convocações de Goméz para defender o Paraguai.

Palmeiras
O chileno-croata Kuscevic agora está no Coxa

Elenco do Palmeiras pode ser alternativa ao mercado

Mas se a atual postura do Palmeiras no mercado é de “pouca agressividade” nas contratações, Abel Ferreira terá que saber lidar bem com os nomes que já estão no elenco. E por pior que isso pareça ser, o buraco não é tão embaixo: muitos jogadores do plantel palmeirense podem se orgulhar de atuar em mais de uma posição. Vamos ver os nomes que podem “salvar” Abel e tem a polivalência como característica.

Para facilitar a lista, evitamos jogadores que, apesar de jogares em diferentes funções, costumam ocupar sempre a mesma área do campo. Zé Rafael, por exemplo, pode jogar como primeiro ou segundo volante, além de meia-central (ou “Camisa 8”, como chama Abel). Mas nesse caso ele sempre ocupa a mesma faixa do gramado, mesmo que com instruções diferentes. Isso não é um demérito, mas também não o foco da lista.

Nosso foco é lembrar a torcida de jogadores do elenco do Palmeiras que são polivalentes em suas posições, o que pode ser muito útil na hora de rodar o plantel ou lidar com lesões, suspensões e convocações.

Luan (Zagueiro e lateral-direito)

Zagueiro titular antes da chegada de Murilo, Luan perdeu sua posição por nem sempre passar a segurança necessária para um defensor. Mas é inegável que o jogador tem técnica e tempo de bola. Em seus tempos de Vasco, atuou até mais vezes como um lateral-direito mais defensivo do que como zagueiro de origem e acabou mostrando ótimo resultado. Com Marcos Rocha e Mayke de saída, Luan pode ser testado na vaga.

Foto: Getty Images

Jailson (Volante e zagueiro)

O volante vive possivelmente a pior fase da carreira. Com dificuldades táticas, técnicas e até físicas, Jailson não vem agradando a torcida do Palmeiras na função de cão-de-guarda, apesar da confiança de Abel Ferreira. Mas Jailson tem uma carta na manga: segundo os relatórios da própria comissão técnica, o jogador agrada muito Abel Ferreira quando atua como Zagueiro. Levando em conta que a dupla de zaga reserva atualmente é Luan (que é bom jogador mas não passa confiança) e Naves (muito jovem e inexperiente para posição), Jailson pode ressurgir no Verdão como um defensor clássico. Os treinamentos já indicam isso.

Gabriel Menino (Meia, volante e lateral-direito)

Pode se “acusar” a cria do Palmeiras de muitas coisas: por vezes é displicente, é bastante irregular (apesar de estar em ótima fase nos últimos meses) e demorou um pouco para amadurecer profissionalmente. Mas é impossível negar que sua polivalência chama atenção, assim, claro, como seu talento. Seja como lateral-direito, volante ou meia-central, Menino costuma dar conta do recado. Atualmente o jogador se firmou na faixa central do campo, um pouco mais recuado, mas não seria surpresa vê-lo improvisado como meia-direita.

Rafael Navarro (Atacante e meia-ofensivo)

Muitos torcedores do Palmeiras podem torcer o nariz pensando em Navarro, que está longe de conquistar a torcida. Apesar dos 4 gols em 1 jogo logo em seu início por aqui, o atacante depois enfrentou uma forte seca, principalmente em jogos importantes. Mas Abel Ferreira já revelou que gostou muito da atuação de Navarro quando jogou mais recuado, seja como um Falso 9 ou até mesmo um Camisa 10, sendo sombra do atacante. Dessa forma, com a ausência de Veiga, Navarro disputa a posição com Bruno Tabata, também contestado, e Giovanni, que além de muito jovem deve ir para a Europa nos próximos meses.

Navarro recebe 300 mil e ainda não justificou seu investimento

Breno Lopes (Atacante e ponta-direita)

Outro jogador que não tem feito a alegria da torcida, apesar do épico gol de cabeça sobre o Santos na final da Libertadores de 2021. Como atacante, tem força e presença de área, mas pouca técnica na finalização. Já como ponta-esquerda, mostra disposição e boa infiltração na grande área, mas, tirando um épico momento, pouco efetiva. Sua presença no elenco se dá pela sua raça, intensidade e capacidade física, capaz de quebrar um galho pelas pontas ou como atacante de referência.

Rony (Ponta-esquerda, atacante e ponta-direita)

Talvez o melhor exemplo de mudança de posição na Era Abel. Rony soube se adaptar à todos os “problemas” táticos que o português enfrentou. Tendo a velocidade e o drible como ponto forte, era natural que sua posição fosse a ponta, seja esquerda ou direita. Lapidado por Abel, Rony se tornou um atacante letal.

Quando joga como um típico 9, usa sua velocidade para superar os zagueiros e já mostrou que evoluiu muito na finalização (e nas bicicletas). Quando a ideia é ser um atacante recuado, sabe se movimentar como ninguém, ainda por cima pressionando a saída de bola adversária.

Com Flaco Lopéz sendo o “Autêntico Camisa 9” que temos, não é de se espantar que o Rústico tomou conta da dianteira do ataque. A chegada de Artur serve apenas para confirmar que Rony deve ser o “9” do Palmeiras pela temporada, até pelo inexperiência de Endrick. Ainda assim, a boa fase de Flaco pode mover Rony para as pontas ou até recua-lo para função de segundo atacante.


Veja também