Ramón Sosa já está regularizado e pode estrear pelo Palmeiras nesta quarta-feira, contra o Mirassol, no Allianz Parque. O atacante paraguaio chega do Nottingham Forest, da Inglaterra, após uma passagem curta — e marcada por um sentimento de frustração por parte de quem acompanhou seus passos no futebol inglês.
Em nove meses na Premier League, Sosa somou três gols e uma assistência em 23 jogos pelo Forest, sendo apenas quatro deles como titular. Números que, à primeira vista, causaram dúvidas em parte da torcida palmeirense. Mas quem acompanhou de perto a trajetória do jogador no Forest oferece uma visão bem diferente: “Foi injusto”.
– Ninguém no Forest guarda ressentimentos, e talvez até houvesse espaço para mantê-lo por mais um ano. Mas ele quer se firmar como titular na seleção do Paraguai, e ficar no nosso banco não daria essa oportunidade – afirmou Lee Clarke, jornalista do Nottingham Forest News.
Segundo Clarke, Sosa chegou com expectativa alta ao clube inglês, mas nunca teve a confiança real do técnico Nuno Espírito Santo. E isso afetou diretamente sua minutagem e desempenho.
– Desde cedo parecia que o treinador não confiava de verdade nele para ser titular. Apesar disso, ele sempre se mostrou animado, com atitude positiva para tentar criar algo – comentou Adam Wiklo, do Red Side of the Trent.
Faltou tempo?
Nos poucos minutos que teve, Sosa conseguiu aparecer: marcou o gol de empate contra o Brighton fora de casa, e, nas raras vezes em que foi titular, participou de gols importantes — como na vitória sobre o Luton Town e no empate com o Exeter City, pela FA Cup.
No entanto, o espaço seguiu escasso: nos últimos 14 jogos da equipe, ele só entrou em campo em seis. Para os analistas locais, isso não reflete a real capacidade do jogador.
– As estatísticas dele até são boas para quem jogou tão pouco. A impressão é que o Forest evoluiu rápido demais para ele. Se o time tivesse feito uma temporada mediana, ele teria mais chances – avaliou Wiklo.
Em campo, Sosa é visto como um ponta técnico, mais criador do que físico, com maior presença pela esquerda — setor onde pode cortar para o meio e finalizar com o pé direito. Na seleção paraguaia, costuma jogar pela direita.
Nova chance no Brasil?
No Palmeiras, Sosa chega motivado e com contrato de cinco anos. Embora ainda esteja se adaptando ao idioma, a empolgação do atacante é evidente. Ele já treinava com o elenco desde a semana passada e deve estar entre os relacionados para a partida desta quarta-feira.
Agora com a camisa alviverde, Sosa tem a chance de mostrar o que não conseguiu na Premier League: regularidade, protagonismo e tempo para provar seu valor.
Quer saber quais são os próximos jogos do Verdão?
Santos – Campeonato Brasileiro – A definir – Adiado
Mirassol – Campeonato Brasileiro – 16/07 – QUA – 19:00
Atlético-MG – Campeonato Brasileiro – 20/07 – DOM – 17:30
Fluminense – Campeonato Brasileiro – 23/07 – QUA – 19:00

Que saber mais sobre o Verdão?
Saiba mais sobre o Palmeiras pelo Whatsapp
Quer uma sugestão de aposta?
O Palmeiras chega embalado após boa campanha no Mundial de Clubes, enquanto o Mirassol chega como uma das surpresas do Brasileirão e descansado após a pausa o Mundial. Uma boa aposta para esta partida é em mais de 1,5 gols.
Veja também
- Sosa mal chegou e já causa surpresa no Palmeiras; entenda por quê
- Palmeiras x Mirassol: Onde assistir? Quem vai apitar? Quais as escalações?
- Palmeiras favorito? Veja o placar que a torcida mais aposta
- Treino do Palmeiras tem visita inesperada e mudança no time
- BIDOU! Sosa já está pronto para estrear pelo Palmeiras! Joga amanhã?
- Ex-alvo do Palmeiras fica perto de acerto com o Flamengo; entenda
Veja mais notícias do Palmeiras, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos da Sociedade Esportiva Palmeiras.