Artilheiro do Palmeiras será julgado no dia 17 de novembro e deve saber o resultado antes do duelo contra o Vitória
O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) marcou para a próxima segunda-feira (17) o julgamento de Vitor Roque, atacante do Palmeiras, denunciado por um post de teor homofóbico publicado no início de outubro, após a vitória por 3 a 2 sobre o São Paulo, pelo Brasileirão Betano.
Na ocasião, o camisa 9 — que vive grande fase no Verdão — compartilhou uma imagem de um tigre mordendo o pescoço de um veado, em alusão ao seu apelido e ao rival tricolor. A publicação foi apagada poucos minutos depois, mas o atacante foi denunciado com base no artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que prevê punição de cinco a dez jogos para atos discriminatórios.
A data do julgamento foi divulgada inicialmente pelo site Lei em Campo e confirmada pelo Nosso Palmeiras.

Entendimento do Palmeiras
Logo após o episódio, o Palmeiras emitiu uma nota oficial, afirmando ter conversado com o jogador e reforçado que provocações desse tipo “não cabem mais no futebol moderno”. O clube destacou que Vitor Roque entendeu o erro e removeu o conteúdo de forma imediata, reconhecendo o caráter indevido da postagem.
“Tão logo tomou ciência de uma publicação feita pelo atacante Vitor Roque em uma rede social, na noite deste domingo, a direção do Palmeiras conversou com o jovem jogador e lhe explicou que provocações como essa não cabem mais no futebol, pois podem gerar violência. O atleta entendeu e prontamente excluiu a imagem de sua conta.”
– Nota oficial do Palmeiras.
Impacto esportivo
Dentro de campo, Vitor Roque é peça fundamental no elenco de Abel Ferreira. Artilheiro do Palmeiras no Campeonato Brasileiro, o atacante soma 16 gols, atrás apenas de Arrascaeta (Flamengo) e Kaio Jorge (Cruzeiro), ambos com 17.
A decisão do STJD pode ter impacto direto na reta final da temporada, já que o Verdão lidera o Brasileirão e disputa também a final da Copa Libertadores.
Julgamento antes da volta ao Brasil
Convocado pela Seleção Brasileira para os amistosos contra Senegal e Tunísia, o jogador viajará de volta ao país no avião da presidente Leila Pereira, que acompanhará a delegação. A ideia é que Vitor Roque chegue a tempo do jogo contra o Vitória, no dia 19 de novembro, pela 37ª rodada.
Antes disso, porém, o atacante já saberá o resultado de seu julgamento, o que pode definir se estará ou não disponível para o confronto decisivo.
Veja também
- Palmeiras: Vitor Roque é denunciado e já tem data de julgamento no STJD
- Palmeiras: Paulischampions? Paulistão 2026 será no estilo da Champions League; entenda
- Reforço inesperado? Palmeiras pode ter grande novidade no clássico contra o Santos
- Palmeiras: Leila toma atitude surpreendente para garantir Vitor Roque no próximo jogo
- Premier League de olho em Vitor Roque; 3 gigantes disputam atacante do Palmeiras
- Coluna do Verdão - STJD: A falência da justiça desportiva no Brasil
Veja mais notícias do Palmeiras, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos da Sociedade Esportiva Palmeiras.

