Nosso Palmeiras

Robinho deixa o Avaí e é anunciado em gigante brasileiro aos 35 anos

palmeiras robinho

Palmeiras e Robinho foi uma relação curta, mas vencedora. Por aqui, ele ficou por volta de um ano e três meses, vencendo uma Copa do Brasil e, por mais que tenha saído antes do fim do campeonato, um Brasileirão. A vinda de Cuca para o verdão minou suas chances por aqui, até que ele foi emprestado ao Cruzeiro. Em Minas, seu futebol caiu muito de rendimento e, como consequência, ele vem rodando por diversos times.

Robinho comemorando seu golaço de cobertura no São Paulo levando os palmeirenses à loucura
Robinho comemorando seu golaço de cobertura no São Paulo levando os palmeirenses à loucura (Foto: Cesar Greco / Reprodução: Palmeiras)

Robinho teve papel crucial no Palmeiras?

Por mais que muitos não saibam, o Robinho teve uma passagem pelo Santos, antes do Palmeiras. Porém, ele ficou menos de um ano no alvinegro, antes de ser negociado com o Avaí. Lá ele se destacou e chamou a atenção do Coritiba. No Sul, o meia desempenhou seu melhor futebol, tanto por ter menos idade quanto por estar em uma momento físico mais regular. Ele ficou no coxa por praticamente três anos, até ser comprado pelo verdão.

Robinho e elenco de 2015 comemorando classificação nos pênaltis (Foto: GE)

Em 2015, aceitando participar do projeto de Paulo Nobre e Alexandre Mattos, o meia chegou ao alviverde por algo entorno de R$ 3 milhões. Aqui, teve diversos momentos de brilho, como os gols de cobertura encima do Rogério Ceni. Esse fator foi tão impactante que, no mesmo ano, recebeu uma placa das mãos de Alex, em um simbolismo de marcar um ‘gol de placa’ encima do ídolo são paulino, assim como o camisa 10 dos anos 90 fez em sua época.

Gol antológico de cobertura marcado por Robinho em Rogério Ceni no ano de 2015 (Reprodução: TV Globo)

Ainda assim, o meia armador ficou apenas um ano e três meses até que, com as chegadas de Moisés e Cleiton Xavier ganhando mais espaço, preferiu aceitar a proposta de empréstimo ao Cruzeiro. O plano da raposa era montar um elenco vencedor de tudo. Mas, a diretoria gastou muito mais do que devia e praticamente faliu o time, além de ser uma das principais culpadas pela queda em 2019, ano que adquiriram o passe do meia de forma gratuita. Lá ele ficou por mais sete meses.

Derrocada na elite do futebol brasileiro

Todo palmeirense que viveu a volta do verdão ao topo do futebol brasileiro tem um carinho pelo meia, principalmente por seus gols de cobertura, que ajudaram muito todo torcedor a poder zoar os adversários novamente. Assim, vê-lo sair de uma grande potência para rodar em Cruzeiro e Grêmio na Série B e, depois, passar novamente pelo Coritiba e Avaí é algo muito triste. Parece realmente que sua carreira está chegando ao fim.

Robinho durante treino pelo Avaí no CT do clube (Reprodução: Internet)

Logo, depois de não destoar, chegou ao Paysandu para disputar a Série C. Ele chega como um substituto de Ricardinho e Robert Hernández, além do mau momento vivido por Fernando Gabriel. A próxima partida do papão será no próximo domingo (28), contra o Volta Redonda. Atualmente o time ocupa a 11ª colocação e não tem perspectiva de subir para a segunda divisão.

Veja também