Um garoto de apenas 12 anos foi vítima de racismo quando defendia a equipe sub-13 do Palmeiras no confronto contra o Pinheiros, pelo Campeonato Metropolitano de basquete, no último domingo (18). O confronto chegou a ser paralisado após atletas serem retirados de campo pela comissão técnica do Alviverde.
Na ocasião, um grupo de torcedores do Pinheiros fizeram ataques de injuria racial contra o atleta do Palmeiras. Com isso, a comissão técnica do Alviverde tomou a decisão de retirar a equipe da quadra e o confronto foi suspenso. Segundo informou o site Uol Esporte, o Palmeiras já registrou um boletim de ocorrência sobre o crime e pediu que a Federação Paulista de Basquete tome providências.
“No último domingo (18), um jogador da equipe Sub-13 do Palmeiras foi alvo de injúria racial por um grupo de torcedores do Pinheiros, que assistiam à partida entre as equipes válida pelo Campeonato Metropolitano (G.S.P) da modalidade, no Ginásio Azul, em Pinheiros-SP. Por conta desse episódio, a comissão técnica palmeirense decidiu tirar o time de quadra e o jogo foi suspenso. A mãe do atleta procurou a polícia e registrou um boletim de ocorrência. O clube entrou em contato com a Federação Paulista de Basquete (FPB) para pedir providências em relação ao caso. O Palmeiras está dando todo o suporte necessário ao atleta e à sua família”, informou o Palmeiras. Por meio de nota oficial, o Pinheiros se manifestou sobre o ocorrido e negou que tenha ocorrido injurial racial no jogo de basquete.
Nota oficial do Pinheiros
“Ciente dos fatos relatados na imprensa a respeito da partida de basquetebol sub13 realizado 18 de setembro de 2022 contra a equipe da Sociedade Esportiva Palmeiras, o Esporte Clube Pinheiros esclarece inicialmente que não admite e repudia veementemente em seus ambientes qualquer ato discriminatório ou qualquer tipo de violência.
Que os fatos apontados em matérias publicadas não refletem a realidade e a totalidade dos acontecimentos.
A súmula do jogo mostra que havia um contexto muito hostil durante a partida, com torcedores da equipe adversária sendo convidados a se retirar do local por conta de ofensas e hostilidades. Que o treinador do Palmeiras foi expulso pela prática de diversas ofensas e pelo seu comportamento agressivo.
Segundo apurado até o momento, a suposta fala da torcedora (“animal”) foi referente à intensidade, à força e à violência na segunda falta antidesportiva cometida pelo mesmo atleta do Palmeiras, que culminou com a sua imediata expulsão do jogo. O atleta do Pinheiros desmaiou em razão da violência da falta recebida e precisou de atendimento médico urgente.
O Pinheiros, como o maior clube formador de atletas, reitera seu repúdio a quaisquer atos violentos e antidesportivo.“
Veja também
- Pediu para sair: Zagueiro do Palmeiras pode jogar em Portugal em 2025
- Fora do Palmeiras: Abel define 1º nome da lista de dispensa para 2025
- Marido de Leila Pereira se irrita e crava saída de ídolo do Palmeiras: “Tchau”
- É oficial: Palmeiras define futuro de Abel Ferreira, após derrota para o Botafogo
- Após derrota para o Botafogo, Palmeiras encaminha saída de atacante
- "Cada vez pior…"; Gómez vai aos microfones e dispara após derrota do Palmeiras para o Botafogo
Veja mais notícias do Palmeiras, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos da Sociedade Esportiva Palmeiras.